Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Dicas para evitar o refluxo noturno
SAÚDE

Dicas para evitar o refluxo noturno

Ideal é jantar algo leve, umas duas ou três horas antes de dormir

Da redação com R7
VIA

Dado que dificulta a digestão e o corpo permanece em posição horizontal, o tônus do esfíncter esofágico diminui e as secreções ácidas conseguem retornar para o esôfago e a boca. A mesma coisa acontece quando se consome bebidas muito quentes antes de dormir ou se deitar em uma posição inapropriada.

No entanto, esse problema também é frequente entre consumidores de tabaco, pessoas submetidas a situações de estresse e quem usa roupas muito justas para dormir. Por isso, o primeiro ponto para seu tratamento consiste em melhorar o estilo de vida, corrigindo os maus hábitos que podem causá-lo e piorá-lo.

Conselhos para evitar o refluxo à noite

Existem várias medidas que podem ajudar a evitar o refluxo noturno, sobretudo quando é um problema recorrente ou severo. Embora seja importante consultar o médico para determinar se há uma causa subjacente para os sintomas, em geral essas recomendações podem servir como apoio ao tratamento.

Evitar comer antes de dormir

Embora não seja aconselhável ir para a cama sem comer, também não é correto fazer uma refeição antes de se deitar. O ideal é jantar algo leve, umas duas ou três horas antes de dormir. Assim, as secreções ácidas do estômago estarão sob controle na hora de ir para a cama.

Limitar o consumo de comidas irritantes

Os alimentos que aumentam o nível de acidez estomacal podem piorar os sintomas do refluxo noturno. Devido a isso, aconselha-se a limitar, sobretudo à noite, o consumo de tomate, cafeína, carnes embutidas, frituras, pratos condimentados e bebidas alcoólicas.

Elevar a cabeceira da cama

Uma das medidas mais aconselháveis para evitar o refluxo noturno é dormir com o torso ligeiramente elevado. Para isso, é conveniente elevar a cabeceira da cama.

Dormir do lado esquerdo pode ajudar a evitar o refluxo noturno

Embora as razões não estejam de todo claras, dormir sobre o lado esquerdo pode diminuir os episódios de refluxo noturno. Aparentemente, por questões anatômicas, dormir sobre o lado direito do estômago faz com que o esfíncter esofágico fique mais exposto ao ácido estomacal, o que causa refluxos.

Perder peso

Os pacientes com sobrepeso e obesidade precisam perder peso para controlar o refluxo. Devido ao acúmulo de gordura no perímetro abdominal, a compressão gástrica aumenta e os ácidos conseguem retornar ao esôfago.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas