28 de outubro de 2020
Mais
    Capa Notícias Operação Centurião leva às ruas reforço de 200 policiais
    BATALHÕES ESPECIALIZADOS

    Operação Centurião leva às ruas reforço de 200 policiais

    Ação similar realizada em 2019 pelas unidades especializadas, a Operação Guardião, resultou em 400 prisões em flagrante delito

    Lançada no final da tarde desta quinta-feira (15) em Cuiabá, a Operação Centurião, da Polícia Militar, diariamente levará às ruas um reforço de 200 policiais dos batalhões Bope, Rotam, Cavalaria, Ambiental e Trânsito, além do Raio, batalhão de moto-patrulhamento em fase de implantação na capital.

    Até o dia 31 de dezembro, equipes especializadas estarão em diversas vias e bairros onde há maior incidência de furtos, homicídios, tráfico de drogas, roubos, entre outros crimes em Cuiabá, Várzea Grande e outras cidades próximas.

    Imagem: OPERACAO Operação Centurião leva às ruas reforço de 200 policiais
    Operação da Polícia Militar. Foto por: Cesp/PMMT

    Esse trabalho é um reforço às ações dos batalhões do policiamento cotidiano e será desenvolvido com rondas táticas, abordagens, checagens, saturação, bloqueios, blitz e outras modalidades de prevenção e repressão à criminalidade.

    Durante o lançamento, na Arena Pantanal, o comandante do Cesp (Comando Especializado) Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, explicou que a Operação Centurião é similar a Operação Guardião, realizada em três edições em 2019.

    A ‘Guardião’, citou Pinheiro, resultou em 400 prisões em flagrante delito, captura de 150 foragidos da justiça, apreensão de 500 quilos de droga e 220 armas de fogo, além da recuperação de 60 veículos. Esses indicadores, destaca, refletem a importância das tropas especializadas nas ruas, ou seja, sendo proativas e não atuando somente em apoio às demais unidades operacionais.

    O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, destacou que a Operação Centurião ocorre pelo esforço do Cesp e das tropas especializadas, a exemplo do que ocorreu em 2019, demonstrando a preocupação coletiva em manter em queda os índices crimes.

    Assis observou que nesses primeiros dias de operação as tropas das unidades especializadas com sede em Cuiabá estão contando com o reforço de esquipes do Esquadrão Independente de Policiamento Montado (Cavalaria), sediado em Nova Mutum.

    De acordo com o comandante geral, há planos de estender uma etapa da Operação Centurião para o interior do Estado, em locais a serem definidos, para reforçar as ações dos comandos regionais.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS