03 de dezembro de 2020
Mais
    Capa Notícias Mundo Biden bate recorde de votos já recebidos por um candidato na história
    ELEIÇÕES AMERICANAS

    Biden bate recorde de votos já recebidos por um candidato na história

    Imagem: Joe Biden candidato a presidencia dos EUA durante evento na Pensilvania em 2 de novembro Foto Kevin LamarqueReuters Biden bate recorde de votos já recebidos por um candidato na história
    Joe Biden, candidato à presidência dos EUA, durante evento na Pensilvânia em 2 de novembro — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

    O candidato democrata Joe Biden ultrapassou, na contagem de votos das eleições presidenciais americanas nesta quarta-feira (4), o recorde de votos já recebidos por um candidato na história eleitoral dos Estados Unidos. O ex-presidente Barack Obama, de quem Biden foi vice, detinha o recorde anterior.
    Segundo a agência de notícias americana Associated Press, Biden tinha recebido, até as 15h (horário de Brasília) de quarta-feira, 70.005.562 de votos, o equivalente a 50,16% dos votos já apurados.

    O recorde anterior, de 2008, foram os 69.498.516 votos dados a Barack Obama. (O voto nos Estados Unidos, diferente do Brasil, não é obrigatório.)

    O rival de Biden, Donald Trump, que concorre à reeleição, tinha 67.290.385 de votos até as 15h desta quarta, o equivalente a 48,22% dos votos já apurados.
    Voto popular não basta
    É importante lembrar, no entanto, que, nas eleições americanas, não basta ter a maioria do voto popular para vencer, como no Brasil. É preciso que o candidato à Presidência conquiste a maioria dos delegados que compõem o colégio eleitoral.
    Em 2016, por exemplo, a democrata Hillary Clinton teve a maioria dos votos diretos, mas não foi eleita e Donald Trump virou presidente. E o caso não foi o único na história eleitoral dos Estados Unidos.

    Até 15h (horário de Brasília) desta quarta, o candidato democrata, Joe Biden, tinha projeção de vitória de 238 colégios eleitorais, e Trump, de 213. Para ser declarado vencedor, é preciso que um candidato alcance um mínimo de 270 colégios.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS