23 de fevereiro de 2021
Mais
    Capa Destaques Com 20 votos, Max Russi é eleito presidente da Assembleia
    NOVO COMANDO NO LEGISLATIVO

    Com 20 votos, Max Russi é eleito presidente da Assembleia

    Nova disputa ocorreu em razão de decisão do ministro Alexandre de Moraes, que barrou eleição feita no ano passado

    Imagem: Max Russi
    O deputado Max Russi, eleito presidente da Assembleia Legislativa – Foto: assessoria

    O deputado Max Russi (PSB) foi eleito, na noite desta terça-feira (23), o novo presidente da Assembleia Legislativa. Ele comandará a Casa no biênio 2021/2022.

    A chapa encabeçada por ele recebeu 20 votos. Foi registrado um voto contrário e dois votos em branco.

    O deputado Eduardo Botelho (DEM) ocupará a primeira-secretaria, cargo responsável pelo ordenamento de despesas na Casa.

    Também compõem a Mesa Diretora: Dilmar Dal Bosco (DEM), como vice-presidente e Wilson Santos (PSDB), que é o segundo vice-presidente.

    Os deputados Janaina Riva (MDB), delegado Claudinei (PSL) e Allan Kardec (PDT) ocupam a segunda, terceira e quarta secretaria, respectivamente.

    A chapa recebeu o nome de “Valdir Barranco”, em homenagem ao deputado que está internado em São Paulo, em razão de complicações da Covid-19.

    O petista ocupava a quarta secretaria, mas por orientação da procuradoria da Casa, não foi possível mantê-lo na nova chapa. Isto porque, o regimento interno da Casa de Leis só permite a presença de deputados que assinem a ficha de inscrição.

    Decisão do STF

    A nova disputa ocorreu em razão da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a eleição realizada no ano passado e que reconduziu Botelho à presidência.

    A decisão atendeu a um pedido do partido Rede Sustentabilidade (Rede). Para a sigla, o trecho da Constituição Estadual que permite reeleições sucessivas é inconstitucional.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS