11 de maio de 2021
Mais
    Capa Notícias Política Deputado pede que Estado crie banco comunitário de cadeira de rodas
    EM PAUTA

    Deputado pede que Estado crie banco comunitário de cadeira de rodas

    Projeto vai atender pessoas de baixa renda com problemas de locomoção e pessoas que se recuperam de sequelas da Covid-19

    Um projeto apresentado pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB) pode agilizar o atendimento de pessoas que precisam de cadeiras de rodas e outros instrumentos para superar dificuldades de mobilidade. A proposta está tramitando na Assembleia Legislativa e prevê a criação de um banco comunitário de cadeira de rodas, que será gerido em conjunto pelas secretarias estaduais de Saúde e a de Assistência Social e Cidadania.

    Imagem: tiago cadeirarodas Deputado pede que Estado crie banco comunitário de cadeira de rodas

    A ideia é criar uma estrutura centralizada para recolher, receber doações e fazer aquisições de cadeiras de todas para emprestar de forma gratuita. Os equipamentos serão entregues à pessoas previamente cadastradas, que poderão utilizá-los por até dois anos dependendo da necessidade.

    Além de cadeiras de rodas o banco também deverá fornecer bengalas, muletas, andadores e outros equipamentos similares destinados às pessoas portadoras de deficiência ou que se encontrem em estado temporário de deficiência médica. Os beneficiários terão de comprovar a necessidade através de documentação e ter renda inferior a dois salários mínimos.

    A medida tem o apoio das pessoas com problemas de locomoção e também é defendida por profissionais de saúde para amparar pessoas que sobreviveram à Covid-19 e se recuperam de sequelas da doença.

    “Nosso objetivo com o projeto é atender a população de baixa renda que não tem condição financeira de comprar uma muleta ou cadeira de rodas, com isto apresentamos o projeto com o intuito da criação de um banco gratuito para atender todas as regiões de Mato Grosso”, disse o deputado Thiago Silva.