Agora MT Mais Notícias Agora Gourmet Confira os alimentos que devem ser evitados | Agora Gourmet
PREVENÇÃO DA COVID-19

Confira os alimentos que devem ser evitados | Agora Gourmet

Por Gabrieli Biaggio

Imagem: alimnetos processados Confira os alimentos que devem ser evitados | Agora GourmetUm dos assuntos mais comentados no momento é a Covid-19. E entre as dúvidas mais recorrentes de todas sobre a doença, encontramos a alimentação.

Hoje vou falar, com base em estudos científicos realizados em todo o mundo, como usar a alimentação adequada na prevenção, e até mesmo na recuperação das pessoas acometidas pela Covid.

Ah! Mas antes de continuar, devo reforçar que não existe um alimento milagroso, capaz de curar a Covid-19 – desde o início da pandemia muitas mensagens com receitas milagrosas foram lançadas em grupos de WhatsApp. Infelizmente.

Mas, agora deixando para trás as falsas promessas, preventivamente você deve fortalecer seu sistema imunológico. Não sabe como? Investido em  uma alimentação nutritiva e deixando de lado o consumo de produtos processados. Aliás, dê sempre preferência para alimentos in natura. 

Mesmo sabendo que com a agitação do dia-a-dia, o consumo de refeições rápidas (fast food) é recorrente, esse hábito traz perdas à saúde. Com a ingestão de tantos alimentos com conservantes e agrotóxicos, o nosso organismo logo vai receber a conta da vida sem tempo. E, aliás, o que queremos agora é fortalecer o corpo e não o prejudicar ainda mais.

Para tanto, vamos aos alimentos que devem ser EVITADOS:

Imagem: alimentos embutidos gordura satunada foto banco de imagem Confira os alimentos que devem ser evitados | Agora GourmetGordura saturada

Um tipo de gordura encontrada principalmente em produtos de origem animal que em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido.

Aumenta o colesterol ruim (LDL) e também pode provocar problemas no coração.

Ela está presente em carnes, bacon e linguiça, por exemplo.

Imagem: gordura saturada Confira os alimentos que devem ser evitados | Agora Gourmet

Gordura trans

Um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida e que ajuda reduzir colesterol bom.

Ela é encontrada em margarinas sólidas ou cremosas, recheios de biscoitos, salgadinhos de pacote e congelados, como salgadinhos de festa, ou pizza congelada, pastéis, macarrão instantâneo, sopas e cremes em pó, coberturas, sorvetes, pães, alimentos pré-assados ou fritos, entre tantos outros.

Além desses dois tipos de gorduras, aqui ainda chamo a atenção para os produtos ultraprocessados, que são aqueles alimentos que possuem grandes quantidades de sal, açúcar, conservantes, gorduras e aromatizantes.

Imagem: ultraprocessados alimentos Confira os alimentos que devem ser evitados | Agora GourmetExemplo:

– refrigerantes;

– sucos de caixinha;

– misturas para bolos;

– embutidos;

Os alimentos ultraprocessados, além de ser pobre em nutrientes, seu consumo está associado ao aparecimento de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Doenças consideradas fatores de risco para Covid-19.

Agora que você já sabe o que deve evitar nas refeições, continuem acompanhando Agora Gourmet que na próxima publicação vou listar os alimentos podem ajudar na prevenção e fortalecimento do sistema imunológicos.

Imagem: gabrieli biaggio foto vandreia de paula Confira os alimentos que devem ser evitados | Agora Gourmet
Chef Gabrieli Baggio – Foto: Vandréia de Paula/ AGORA MT

Relacionadas

Brasil se torna maior importador de carros elétricos chineses do mundo

A “invasão chinesa” no mercado automotivo brasileiro, pelo jeito, veio para ficar. Segundo dados da Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA), o País...

Cantor sertanejo Milionário sofre AVC isquêmico é internado em UTI

Milionário, cantor sertanejo que formava dupla com José Rico, foi internado na última segunda-feira (20) após sofrer um AVC isquêmico. A principio, o artista...

Amazon Prime libera plano anual parcelado e com desconto; veja como assinar

A Amazon agora permite que o pagamento do plano anual do pacote de benefícios Prime seja parcelado em até 12 vezes sem juros. Dessa...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas