Agora MT Mato Grosso Levantamento questiona efetividade de lockdown na redução de casos de contaminação e...
"SEM IMPACTO"

Levantamento questiona efetividade de lockdown na redução de casos de contaminação e mortes por Covid-19

Da Redação com Assessoria

Imagem: lockdowninterna 3 Levantamento questiona efetividade de lockdown na redução de casos de contaminação e mortes por Covid-19

Um levantamento feito nesta semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) questionou a efetividade da tomada de medidas de restrição severa, o chamado lockdown, na redução dos números de contaminação e mortes por Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia. O recorte considera e compara Estados cujos governos estaduais decretaram o fechamento de todas as atividades em relação aos de ações mais brandas por parte dos Poderes Executivos.

O estudo colheu números e informações de algumas das principais capitais dos Estados brasileiros atualizados até o último dia 01. Os dados foram obtidos junto ao IBGE e às atualizações da pandemia junto ao Consórcio Nacional de Veículos de Imprensa, que reúne os principais grupos de comunicação do país. Não leva em consideração, porém a publicação de Decretos Municipais e decisões de prefeitos no sentido mais restritivo ante os casos de contaminação e mortes em suas respectivas cidades.

Segundo os dados obtidos, o percentual de casos de contaminação e mortes por Covid-19 nos Estados que adotaram o lockdown ante os que optaram por não adotar, aponta para uma falta de efetividade no fechamento de todas as atividades como medida de combate e controle dos números da pandemia. Na lista, foram considerados todo os Estados que, partindo de Decretos Estaduais, aderiram ao fechamento em pelo menos um de seus municípios e por pelo menos um dia.

No caso da média de mortes por Covid-19 entre os Estados que aderiram ao lockdown, o levantamento mostra o percentual de 0,30%. A diferença é relativamente pequena na comparação com os Estados que não aderiram ao fechamento, 0,26%. “Isso pode significar, por exemplo, que talvez não se atribua ao lockdown em si a diferença, mas sim, na atuação das esferas em outras frentes, como estruturação de seus sistemas de saúde e fiscalização, por exemplo”, argumenta o presidente da CDL, Thiago Sperança.

Sobre a média de casos de infecção, a diferença também não é larga. Nos Estados que aderiram ao lockdown, o percentual está em 13,87%. No caso dos Estados que não aderiram, o número é 13,14%, segundo o levantamento.

Como comparativo, o levantamento traz a relação de Estados como o Rio de Janeiro e Distrito Federal, que adotaram como medida o fechamento de todas as atividades, 19 dais e 28 dias, respectivamente. O percentual de casos de mortes em relação a população de cada estado fica em 0,40% e 0,36%, respectivamente.

No mesmo quadro, exemplos de outros dois Estados, onde o lockdown não foi decreto pelos seus governos estaduais. Mesmo com todas as atividades mantidas em aberto, o percentual de mortes por covid em relação a população do Maranhão ficou em 0,15%, e 0,19% no caso do Estado de Alagoas. “Nosso comparativo, neste recorte da realidade brasileira, abre a reflexão para a adoção de medidas adotadas com mais profundidade e eficiência. Fechar por fechar as atividades já se mostrou ineficaz na luta contra a Covid-19. O único e verdadeiro resultado prático foi o desemprego e a perda de renda da população, sem qualquer efeito na redução dos números da pandemia. Por isso nossa defesa está na triagem, na estruturação da saúde, na fiscalização e gestão dos recursos públicos”, completa Sperança.

Internacional

Uma análise feita por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, revelou que as medidas de lockdown tiveram nenhum ou baixo impacto sobre a redução de mortes causadas pela Covid-19. Os autores do estudo estimam que as restrições tenham diminuído a mortalidade em apenas 0,2%.

O estudo, feito por pesquisadores em economia aplicada, afirma que não há evidências de que o lockdown tenha sido efetivo na redução de mortes. Ainda de acordo com a pesquisa, os grandes impactos da medida foram sentidos no campo econômico e social.

“Não encontramos evidências de que lockdowns, fechamento de escolas, fechamento de fronteiras e limitação de encontros tenham um efeito notório na mortalidade da Covid-19”, aponta o estudo.

“[O lockdown] contribuiu para reduzir a atividade econômica, aumentar o desemprego, diminuir a escolaridade, causar perturbação política, contribuir para a violência doméstica e minar a democracia liberal.”

A conclusão do estudo da Universidade Johns Hopkins é que os governos devem evitar medidas restritivas como o lockdown em benefício da estabilidade política e econômica dos países. Esse resultado contraria uma série de outros estudos que afirmam que confinamentos em massa poderiam ser a saída para a proteção contra a Covid-19.

Pesquisadores do Imperial College London, na Inglaterra, por exemplo, previram que o lockdown poderia reduzir as taxas de mortalidade em até 98%, número que foi contestado pelo novo estudo da Universidade Johns Hopkins.

O resultado dessa pesquisa foi alcançado a partir da análise de diversos artigos que indicavam uma suposta eficácia do lockdown durante a primeira onda da Covid-19, até meados de março de 2020.

Apesar de a conclusão rejeitar o confinamento, os autores do estudo observaram que o fechamento de negócios não essenciais pode ter tido impacto positivo na redução de mortes causadas pela doença.

“O fechamento de negócios não essenciais parece ter tido algum efeito (reduzindo a mortalidade por Covid-19 em 10,9%), o que seria relacionado ao fechamento de bares.”

Relacionadas

Godzilla e Kong: O Novo Império já está disponível nas plataformas digitais

Chegou hoje (13) às plataformas digitais o aguardado lançamento “Godzilla e Kong: O Novo Império”, para o deleite de fãs de ação e aventura....

Suspeito de esfaquear namorada é preso em flagrante pela Polícia Militar

Um jovem de 24 anos foi preso em flagrante nesta segunda-feira (06) suspeito de esfaquear a namorada, de 28 anos, na residência onde os...

Disque 100 registra 50 denúncias e relatos relacionados às enchentes no Rio Grande do Sul

O Disque 100, canal de denúncias da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania registou 50 denúncias ou...

Expo Favela MT está com inscrições abertas para empreendedores com interesse em iniciar ou impulsionar negócio

Empreendedores que desejam começar ou impulsionar um negócio em favelas ou comunidades de periferia podem se inscrever para participar da Expo Favela Innovation 2024,...

Motorista perde controle de carro e bate em poste durante a madrugada

O motorista de um veículo Palio branco se envolveu em um acidente na avenida Rui Barbosa, Centro de Rondonópolis-MT, na madrugada deste sábado (11)....

Colisão no Centro da cidade termina com carro capotado e cinco veículos atingidos

Uma colisão no cruzamento entre rua Arnaldo Estevão de Figueiredo com a avenida Marechal Dutra no Centro de Rondonópolis, na tarde desta segunda-feira (6),...

Operação mira associação criminosa formada por presos em cadeia pública de MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste, deflagrou nesta terça-feira (07.05) a...

Motorista de caminhão baú tem corpo dilacerado em acidente na Serra da Petrovina

O motorista de um caminhão baú teve o corpo dilacerado em um grave acidente ocorrido por volta das 11h desta quarta-feira (08) no km...

STF forma maioria para manter Zanin impedido de analisar recurso de Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter decisão do ministro Cristiano Zanin, que se declarou impedido de julgar um recurso contra a decisão...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas