Mais
    Agora MT Mundo O que é a varíola do macaco, doença que deixa países europeus...
    SINAL DE ALERTA

    O que é a varíola do macaco, doença que deixa países europeus em alerta

    Casos foram confirmados no Reino Unido e em Portugal; Espanha investiga oito indivíduos com sintomas

    FONTE
    VIA

    Imagem: variola macaco O que é a varíola do macaco, doença que deixa países europeus em alertaPaíses europeus estão em alerta diante de possíveis surtos de varíola do macaco. No Reino Unido, sete casos foram detectados desde o início do mês. Portugal notificou nesta quarta-feira (18) cinco infecções. A Espanha investiga 23 suspeitas.

    A varíola do macaco é rara e causada pelo vírus da varíola símia, semelhante geneticamente ao vírus da varíola, mas que causa uma doença geralmente mais leve, segundo o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento. 

    “Apesar do nome, os primatas não humanos não são reservatório do vírus da varíola. Embora o reservatório seja desconhecido, os principais candidatos são pequenos roedores (p. ex., esquilos) nas florestas tropicais da África, principalmente na África Ocidental e Central”, explica o guia médico.

    Casos da doença foram notificados desde 2016 em Serra Leoa, República Centro-Africana, República do Congo e Nigéria. Este último país sofreu o maior surto recente.

    Nos Estados Unidos, um surto foi registrado em 2003. Identificou-se que roedores importados da África como animais de estimação transmitiram o vírus para cachorros, que passaram para humanos. Trinta e cinco casos foram confirmados em seis estados.

    O vírus passa de animais para humanos por meio de secreções fisiológicas, mas a transmissão entre humanos é mais difícil. Acredita-se que seja mais provável quando há contato direto e pessoal prolongado, segundo o manual.

    Os casos em investigação na Espanha sugerem “contato com fluidos”, segundo um porta-voz do Departamento Regional de Saúde de Madri.

    “De um modo geral, a varíola dos macacos é transmitida por transmissão respiratória, mas as características dos oito casos suspeitos apontam para contato com fluidos. Os oito casos suspeitos em Madri estão entre homens que fazem sexo com homens. Eles estão bem, mas essa doença pode exigir tratamento hospitalar”, afirmou o porta-voz em entrevista ao jornal britânico The Guardian.

    Todos os casos de Portugal são de homens jovens, segundo a Direção Geral da Saúde. Eles tiveram lesões ulcerativas na pele.

    Desde 6 de maio, foram detectados sete casos da varíola do macaco no Reino Unido, entre eles quatro pessoas que se identificaram como “homossexuais, bissexuais ou homens que têm relações sexuais com outros homens”, segundo a agência britânica de segurança sanitária.

    De acordo com a OMS, o período de incubação do vírus varia entre seis e 13 dias, podendo chegar a três semanas. Os sintomas são semelhantes aos da varíola, sendo as bolhas na pele o mais característico, mas também ocorre febre, calafrios, cansaço e dores musculares.

    “Os sintomas podem ser leves ou graves, e as lesões podem ser muito pruriginosas ou dolorosas”, complementa a entidade em comunicado. Os pacientes também podem apresentar linfonodos aumentados e maior risco de infecção bacteriana secundária da pele e dos pulmões.

    Manual MSD ressalta que “não há tratamento seguro e comprovado para a infecção por vírus da varíola do macaco”. Os sintomas normalmente desaparecem espontaneamente.

    Todavia, alguns medicamentos podem ser usados, como os antivirais tecovirimat, cidofovir e brincidofovir.

    A Agência da Segurança da Saúde do Reino Unido também ressalta que a vacina tradicional contra a varíola “pode ser usada tanto na pré como na pós-exposição e é até 85% eficaz na prevenção da varíola”.

    “As pessoas vacinadas contra a varíola na infância podem apresentar uma doença mais branda”, acrescenta o órgão.

    Relacionadas

    Tradicional banho de mangueira marca passagem para reserva de Subtenente do Corpo de Bombeiros

    O tradicional banho de mangueira, que há 28 anos marcou o início da carreira militar do Subtenente Apolinário no Corpo de Bombeiros, agora se...

    Governo paga hoje Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 6

    A Caixa Econômica Federal paga hoje (24) a parcela de junho do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final...

    Motorista de aplicativo é estuprada e roubada por passageiro

    Uma motorista por aplicativo foi estuprada e roubada durante uma corrida no Distrito Federal na madrugada deste sábado (25). A vítima foi acionada para...

    A guerra do leite

    Tomei um susto com o preço do leite. Nas gôndolas dos supermercados já tem caixinha custando pra lá de 7 reais. Fico imaginando como...

    Inscrições para o Sisu começam amanhã

    Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos às vagas que...

    PRF apreende pistola e R$500 mil em espécie sem comprovação de origem

    Na manhã de hoje (29), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização no km 287 da BR 070, município de Primavera Do Leste/MT,...

    5 maneiras de proteger seu cabelo dos raios UV

    A exposição excessiva ao sol faz com que nossa pele fique bronzeada, perca elasticidade, envelheça prematuramente e ainda pode resultar em queimaduras solares. Mas…...

    Grupo criminoso responsável por lançar celulares e drogas em penitenciárias é alvo de operação

    Vinte e três ordens judiciais relacionadas a investigações de tráfico de drogas e associação para o tráfico em penitenciárias da região metropolitana são cumpridas...

    Jovem de 20 anos é morta a facadas após negar pedido de casamento de colega de classe

    Uma jovem de 20 anos foi assassinada por um colega após negar uma proposta de casamento. Nayera Ashra foi esfaqueada até a morte por Mohamed Adel....

    Especiais

    Últimas

    Editoriais

    Siga-nos

    Mais Lidas