
Um homem de 47 anos, identificado como Elias Fernandes Guimarães, foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (3), em uma propriedade localizada na zona rural de Jaciara (MT), na região conhecida como Acesso 27.
Segundo informações apuradas pela equipe do Grupo Agora de Comunicação no local, Elias estava na residência acompanhado da esposa quando teria saído para o quintal e foi surpreendido pelos disparos. Ele foi atingido por vários tiros e morreu no local.
A Polícia Civil investiga as circunstâncias do crime e ainda não confirmou a motivação nem a identidade de possíveis autores.
A perita criminal Jaqueline Maciel, que participou dos trabalhos no local, informou que a vítima apresentava diversas lesões provocadas por disparos de arma de fogo.
“Verificamos a vítima com diversos disparos de arma de fogo, tanto na região da cabeça quanto do abdômen. A gente vai avaliar melhor os vestígios encontrados no local para elaborar a dinâmica do evento”, explicou.
De acordo com a perita, foram localizados estojos de munição na cena, inicialmente compatíveis com uma arma de fogo do tipo pistola. O material será submetido a análise para verificar, entre outros pontos, se houve utilização de mais de uma arma.
A equipe de perícia foi deslocada de Rondonópolis para atender à ocorrência após ser acionada pela Polícia Civil responsável pela investigação.
O corpo de Elias será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Rondonópolis (MT), onde passará por exame de necropsia. O procedimento deverá contribuir para esclarecer a quantidade e as características das lesões provocadas pelos disparos.
Vítima possuía várias passagens
Conforme levantamento repassado à reportagem a partir dos registros policiais, Elias aparecia como suspeito em diversas ocorrências registradas ao longo dos últimos anos, incluindo casos de furto de gado, estelionato, ameaça e receptação.

Entre os registros citados estão ocorrências de abigeato em 2020, estelionato relacionado à negociação de gado em 2021 e 2022, além de uma ocorrência de 2024 envolvendo a compra de aproximadamente R$ 300 mil em gado em um leilão, cujo pagamento não teria sido realizado.
Já em 2026, ele apareceu em um registro relacionado à receptação de gado furtado. Também houve cumprimento de mandado de busca e apreensão e prisão relacionada a uma ordem judicial.
* Os registros, contudo, são ocorrências policiais nas quais Elias aparece como suspeito e não significam, por si só, condenação pelos crimes citados.
Investigação
Diante da forma como o crime ocorreu e dos vestígios encontrados, uma das possibilidades que deverá ser analisada pela investigação é a de que o homicídio tenha sido motivado por algum conflito anterior. No entanto, a hipótese de vingança ainda não foi confirmada pelas autoridades.
A Polícia Civil deverá analisar os vestígios coletados pela perícia, ouvir testemunhas e buscar imagens ou outras informações que possam ajudar na identificação dos responsáveis.
O caso segue sob investigação.


