Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Pela primeira vez na programação da 39ª Exposul é realizado o “Seminário de Oportunidades Florestais”, que apresenta propostas de florestas plantas aos produtores que apresenta interesse pelo tema que tem crescido nos últimos tempos. O público esperado era de 150 pessoas, mas ultrapassou 300 inscritos. O evento é realizado no Parque de exposição

Paulo Cardoso, diretor da Painel Florestal, empresa organizadora do evento, explicou que serão oito palestras durante todo o dia, que abordarão questões de sustentabilidade florestal, os desafios, planejamento, perspectiva de mercado e outros.

Cardoso argumentou que o assunto, floresta plantada, está em foco no momento, devido questões ambientais, rentabilidade, mercado consumidor e principalmente pelas tecnologias desenvolvidas no país.

Leia também:  Em parceria com o Rotary, Secretaria realiza ação de saúde na Feira do Conjunto São José

“A madeira está em tudo, no alimento, nos moveis, na construção civil. Em uma época que se fala de consciência ecologia, as florestas plantadas são uma forma de preservar o meio ambiente. No Brasil temos um fator positivo, pois é o único país do mundo que colhe ao ano de 30 a 40 hectares de eucalipto com seis anos de plantio, sendo que a média mundial é de 15 hectares”, informou o diretor que ressaltou a diversidade de utilização do eucalipto.

O engenheiro Pedro Francio Filho, que ministrou a palestra sobre o ‘Planejamento de uma Floresta de Eucalipto para Múltiplos Usos’ reforçou que o eucalipto pode ser cultivado com as mais diversas finalidades, desde a fabricação de móveis, construção civil, carvão para geração de energia tudo depende na demanda do mercado local.

Leia também:  Por determinação contratual, serviço tem novas tarifas

Pedro reforça que é importante um estudo silvicutural, do plantio ao mercado consumidor, a demanda de mercado para saber qual a espécie ideal a ser cultivada. “A floresta de eucalipto pode ser plantada para inúmeros fins, mas é necessário ter um planejamento para que o projeto não seja inviabilizado”, disse o engenheiro e informou que apenas 1/3 da demanda mundial de floresta plantada é cultivada.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.