Os pecuaristas de Mato Grosso se preparam para vacinar 12,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com idade e zero a 24 meses. O lançamento será realizado no município de Juara, que detém o maior rebanho de bovinos do Estado, com 926.735 mil cabeças, segundo o Indea – Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, e o segundo maior rebanho fica em Vila Bela da Santíssima Trindade, com 888.430 animais. O evento acontece no dia 28 de abril, às 10 horas, no Parque de Exposições da Acrivale – Associação dos Criadores do Vale do Arinos, com as presenças do presidente do Indea, Walney de Souza Corrêa, da diretoria da Acrivale, representante da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat e lideranças do setor produtivo.

Leia também:  Pelo 3º dia, manifestantes bloqueiam rodovia em MT para cobrar legalização de assentamento

A campanha de vacinação contra a febre aftosa de maio será a primeira etapa de vacinação realizada em 2012, depois que foi suspensa a vacinação de fevereiro na área de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. “A Acrimat acredita no comprometimento do pecuarista em imunizar seu gado, pois ele tem consciência de que o status de estado livre de febre aftosa, com vacinação, é fundamental para continuarmos exportando para mais de 60 países”, disse o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari. Ele pondera ainda, “que o produtor é o grande responsável por estarmos sem um foco de aftosa há 16 anos”.

A etapa de vacinação contra aftosa do mês de maio acontece de 1º a 31 em todo estado. O pecuarista terá que comunicar a uma unidade do Indea que realizou a vacinação, até i dia 11 de junho. Aqueles que não cumprirem o prazo pagam uma multa de 2,25 UPFs – Unidades de Padrão Fiscal – equivalente a R$ 104,10 por animal não vacinado. No mês de novembro será realizada a segunda etapa de vacinação com todo rebanho.

Leia também:  Secretaria de Saúde apresenta balanço das políticas de saúde para as mulheres
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.