Um levantamento semanal divulgado nesta quinta-feira (14) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT) revela que apenas nos últimos oito dias, cerca de 890 casos de dengue foram registrados em Mato Grosso. Desde o começo no ano até esta quinta-feira (14), o estado já contabiliza 28.243 casos da doença. Desse total, 106 foram notificados como casos graves de dengue e 9 mortes foram confirmadas.

Somente em Cuiabá, foram notificados 9.193 casos da doença. Já na cidade de Várzea Grande, na região metropolitana da capital, a notificação é de 1.934 casos. Em Sinop, 3.355 casos foram registrados e em Rondonópolis, são 732 casos confirmados da doença.

De janeiro a junho do ano passado, 7.213 casos de dengue tinham sido contabilizados no estado. No ano passado, Cuiabá notificou 1.008 casos e Rondonópolis teve 234 casos confirmados.

Leia também:  Justiça bloqueia bens de prefeito de Paranatinga acusado de nepotismo

Dengue Tipo 4
Resultados de exames laboratoriais monitorados pela Vigilância Epidemiológica de Cuiabá feitos em pacientes da rede pública e particular da capital confirmam um epidemia do vírus da dengue do tipo 4 na cidade. Desde o começo do ano, foram encaminhadas ao laboratório 556 coletas de sangue, dessas 95 confirmaram diagnóstico de dengue tipo 4.

Prevenção
A Secretaria recomenda medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do estado, como manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

Leia também:  Seduc apresenta proposta para a realização dos jogos regionais estudantis
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.