O 6º Seminário de Educação no Campo que acontece nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, na Escola Municipal Rural Carimã, vai debater o tema ‘currículo integrado: construções, práticas e vivências’. A secretária de Educação do Município, professora Marilda Soares Rufino, explica que o encontro reúne as equipes de todas as escolas da zona rural para apresentarem os projetos desenvolvidos durante o ano e discutem planos de atuação para o próximo período letivo.

Marilda Rufino esclarece que o principal interesse é trabalhar temas relativos a cada localidade, com o objetivo de fixar o aluno no campo. “Essa é uma metodologia com propostas voltadas ao campo e uma forma de fixar o aluno. A partir desse projeto, a criança vai ter a oportunidade de conviver e poder continuar o trabalho do pai. Temos como objetivo fixar o homem no campo”, defende.

Leia também:  Feira do Empreendedor terá empório com produtos regionais

A monitora das escolas do campo, Amali Pereira da Silva, avalia que o projeto serve para ampliar a discussão sobre a realidade de cada localidade tanto dentro da escola quanto no entorno. “Essa é uma escola contextualizada que trabalha com a produção de cada lugar e leva a discussão também para a comunidade”, observa.

Programação

O seminário organizado para promover a formação de educadores das escolas do campo e indígenas reúne palestras e debates sobre diversos temas no contexto do currículo integrado. As professoras  Lucicleia Mendonça Lima e Maria Verônica Costa Araújo abrem a programação com a exposição dos projetos da Escola Carimã. As educadoras Regina Silvana Silva Costa e Maria Doralice da Silva vão falar sobre as diretrizes norteadoras do Programa Escola da Terra.

Leia também:  Prefeitura abre inscrições para eventos paralelos à Feciti

Possibilidades de ações para a reconstrução de um currículo integrado à educação no campo é o tema da palestra da professora doutora Marfa Magali Roehrs. A professora doutora Eglen Silva Pipi Rodrigues abre o debate sobre comunidades de aprendizagem. A professora mestre Rosimeire Cardoso, da Escola 14 de Agosto vai falar sobre pesquisa de mestrado e o professor mestre da Escola Dersi da Gleba Rio Vermelho, Adilson Alves, vai apresentar as experiências do Projeto Mais Educação.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.