Agora MT Mundo Após reforma, blogueira cubana quer vir ao Brasil, diz documentarista
MUNDO

Após reforma, blogueira cubana quer vir ao Brasil, diz documentarista

Estou de malas prontas', escreveu Yoani Sanchéz, segundo Dado Galvão. Cuba anunciou para janeiro fim de permissão prévia para deixar o país

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1

Imagem: LUTA Após reforma, blogueira cubana quer vir ao Brasil, diz documentarista Autor do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, sobre a atuação da imprensa nos dois países, o cineasta Dado Galvão disse ter recebido mensagem por celular da blogueira opositora Yoani Sanchéz afirmando que está “de malas prontas” para vir ao Brasil, após o anúncio do governo cubano do fim da autorização prévia para deixar o país.

“O governo cubano anunciou o fim da permissão de saída a partir de 13 de janeiro de 2013. Estou de malas prontas para fazer essa viagem que me negaram tantas vezes!!! Abraços”, diz a mensagem que Galvão disse ter recebido de Yoani, autora do premiado blog de oposição “Generación Y”. O G1 tentou falar com a blogueira, mas seu telefone estava desligado.

“Agora vamos articular a viagem de Yoani ao Brasil em 14 de janeiro de 2013, para a segunda exibição pública de ‘Conexão Cuba-Honduras’”, disse Galvão. O documentarista, que conseguiu viajar aos dois países com patrocínio de comerciantes de sua cidade, Jequié, na Bahia, disse já estar buscando apoios para financiar a vinda da cubana.
saiba mais

“Ela firmou compromisso comigo de que, se um dia o governo cubano relaxasse [a regra para deixar o país], ela priorizaria o Brasil. Acho que a mensagem foi um aviso de que existe essa possibilidade”, disse Galvão, que disse contar com os apoios de um professor cubano que vive no Pará e de uma produtora paulista que também prepara um filme sobre Cuba.

Esta seria a quinta tentativa de Yoani, uma das principais vozes críticas ao regime no país, de vir ao Brasil para uma exibição do documentário, no qual é entrevistada. O filme foi exibido pela primeira vez em 21 de abril, após o governo brasileiro ter concedido visto de turista à cubana, que acabou tento a permissão de saída negada por Cuba.

Foi a 19ª tentativa da blogueira de deixar a ilha, quatro delas para vir ao Brasil onde, além de outros convites para exibições do filme, também tentou lançar seu livro “De Cuba com carinho” (Editora Contexto).

Ceticismo
Pelo Twitter, Yoani comemorou o anúncio da nova Lei Migratória, segundo a qual os cidadãos não vão mais precisar pedir permissão para fazer viagens ao exterior. No entanto, se mostrou cética quanto à possibilidade de poder deixar e retornar à ilha já que, segundo ela, teria sido informada por amigos de que consta numa “lista negra” do governo.

“Ainda que eu tenha passaporte, ele não serviria com a nova Lei Migratória. Necessitaria pedir outro, que me pode ser negado”, escreveu.

No início do mês, Yoani e os jornalistas independentes Reinaldo Escobar, seu marido, e Agustín López, foram detidos durante 30 horas quando tentavam chegar à cidade de Bayamo para assistir ao julgamento do espanhol Ángel Carromero.

Carromeno é acusado de “homicídio imprudente” pela morte dos opositores Oswaldo Payá e Harold Cepero em um acidente de trânsito ocorrido em julho.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas