Agora MT Esportes Atletismo Wada ameaça tirar Jamaica dos Jogos Olímpicos
ATLETISMO

Wada ameaça tirar Jamaica dos Jogos Olímpicos

Fonte: Da Redação com Globoesporte
VIA

Se não bastasse competir desfalcada no Mundial de atletismo, em Moscou, no início do mês, a Jamaica agora é ameaçada de ser expulsa das principais competições, entre elas, os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Depois de denúncias de irregulares feitas pela ex-diretora da comissão antidoping do país, a Agência Mundial Antidoping (Wada) cobrou o governo do país a investigar o caso e se regularizar conforme às regras estipuladas. Se isso não for cumprido, os atletas jamaicanos ficarão fora dos grandes eventos esportivos.

Em julho, faltando menos de um mês para o Mundial de Moscou, a notícia sobre os resultados positivos para substâncias proibidas de cinco atletas jamaicanos, sendo um deles o medalhista olímpico Asafa Powell, chocou o esporte mundial. Depois disso, Renée Anne Shirley, ex-diretora da comissão de doping da Jamaica, resolveu contar tudo o que sabia sobre o sistema de controle antidoping do país e deixou a Wada ainda mais preocupada.

Segundo Shirley, o governo jamaicano fechou os olhos para os problemas de controle aintidoping do país e ignorou seus avisos de que os atletas corriam o risco de ser pegos. A ex-diretora afirmou que não são realizados pela Jamaica exames periódicos fora das competições. Nos cinco meses antes das Olimpíadas de Londres, apenas um teste extra teria sido feito nos esportistas.

Depois do escândalo dos casos de doping e das denúncias da ex-funcionária da confederação jamaicana, David Howman, diretor-geral da WADA, pediu urgência ao governo da Jamaica para investigar as acusações feitas por Shirley. Ele disse ainda que, se o assunto não for levado a sério com urgência, a entidade pode considerar que o país não está cumprindo o Código Antidoping, e seus atletas seriam impedidos de participar de qualquer competição esportiva.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas