Agora MT Editoriais Papo de Veterinário: Gestantes, toxoplasmose e saúde pública
EDITORIAIS

Papo de Veterinário: Gestantes, toxoplasmose e saúde pública

FONTE
VIA

A toxoplasmose é uma importante zoonose causada por um protozoário que, quando infecta a mulher durante a gestação, consegue atravessar a placenta e infectar o feto, podendo causar severas alterações. Por essa razão a toxoplasmose possui grande importância em saúde pública, além do que envolve os gatos de estimação, e por existir muita desinformação, eles são penalizados e considerados por alguns o verdadeiro vilão dessa história toda. Por isso, se faz pertinente algumas considerações que serão úteis especialmente para as futuras mamães.

Os felídeos em geral, aqui para nós interessam os felinos. Os gatos são os únicos animais que eliminam pelas fezes, em alguma fase da sua vida, os oocistos da doença. Os gatos podem adquirir a doença ao ingerir carne crua contaminada que lhe é oferecida ou ao alimentar de presas caçadas (camundongos e aves) também contaminadas.

Devido à maneira como os gatos defecam, enterrando suas fezes e mantendo o seu pêlo limpo através da auto-higienização, torna-se improvável a transmissão de oocistos de toxoplasma para o homem através do toque e dos cuidados para com um gato de estimação. Levando isso em consideração podemos recomendar certos cuidados e alguns hábitos de higiene bastante simples para de fato prevenir essa doença:

– lavar bem as mãos após o manuseio de carne crua;

– frutas e verduras devem ser cuidadosamente bem lavadas;

– consuma carne bem cozida e evite o hábito de experimentar carne durante o cozimento;

– usar luvas durante atividades de jardinagem, onde você manipula a terra;

– limpe diariamente a caixa de areia dos felinos, pois assim você remove as fezes antes que os oocistos se tornem infectantes (após serem eliminados pelas fezes dos animais, eles necessitam de 1 a 5 dias, em condições ideais de temperatura e umidade, para se tornarem infectantes);

– combata moscas, baratas e demais insetos que podem contaminar alimentos.

Espero que com esses esclarecimentos, as recomendações que alguns médicos fazem para suas paciente gestantes no sentido de “desfazer” dos seus gatos percam cada vez mais força e cedam lugar para as recomendações que verdadeiramente servirão para proteger a mãe e o seu bebê.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas