Secretários municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo vão se reunir durante o 31º Encontro de Prefeitos, que será realizado de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Os gestores vão participar do 5º Workshop de Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, que integra a programação do encontro. O evento será promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios, Governo do Estado e Assembleia Legislativa.

O Workshop de Secretários já é tradicional na AMM, que incentiva o debate e a busca de alternativas para o setor produtivo, por meio da agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. A proposta é debater temas atuais relacionados à Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, setores importantes para o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso, além de levar informações aos prefeitos e secretários sobre experiências bem-sucedidas nessas áreas, alternativas de financiamentos para os setores, entre outras abordagens.

Leia também:  Itiquira | MPE realiza solenidade de encerramento do Projeto João Cidadão nesta terça-feira

Mais de 80% da ocupação no setor rural são gerados pela agricultura familiar, que concentra 40% da produção agrícola. O meio ambiente é considerado um setor fundamental para promover o desenvolvimento sustentável.

O turismo também se destaca como um importante segmento econômico para o desenvolvimento estadual e nacional. Para fomentar o turismo nos municípios foi reativada, em 2013, a Associação dos Municípios com Potencial Turístico – Amptur, presidida pelo prefeito de Dom Aquino, Josair Lopes.

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que a instituição está preparando um grande evento para que prefeitos, prefeitas e demais participantes discutam sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico e social dos municípios. A programação inclui palestras, debates e painéis com a participação de representantes dos poderes constituídos. “Nosso objetivo é incentivar o crescimento econômico sustentável em todos os municípios do estado, fortalecendo o potencial de todas as regiões”, assegurou.

Leia também:  Secid discute projeto de revitalização com igreja, prefeitura e comunidade

O Encontro de Prefeitos conta com várias parcerias, como as secretarias de estado de Cidades, Saúde, Cultura e Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Tribunal de Contas, Sebrae, além de instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, entre outros.

A AMM irá reunir os prefeitos com representantes de ministérios e outros órgãos públicos, para discutir os desafios das administrações municipais frente às mudanças que devem ocorrer este ano em âmbito estadual e federal.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.