Na safra 2013/14, a oferta de pluma deve alcançar aproximadamente um milhão de toneladas, aumento de 14% em relação à safra passada.  Os dados foram divulgados pelo 1º relatório trimestral de oferta e demanda do IMEA.

De acordo com a pesquisa o principal responsável por tal aumento é o incremento de 31,4% na produção, que deve ser de 902,5 mil toneladas, ante 687 mil toneladas da safra passada. Já a demanda total deve subir 7,7%, consumindo 839 mil toneladas. Porém, os dados apontam que o maior motivo do aumento da demanda está relacionado a exportações, pois as mesmas devem crescer 35,5%, embarcando 381,8 mil toneladas.

Alguns países asiáticos vêm aumentando a quantidade de negócios realizados com o Estado podendo assim registrar um incremento nas exportações. Ainda assim, o principal destino da demanda deve ser o mercado interno, pois, caso as previsões se confirmem, 457,4 mil toneladas ofertadas por Mato Grosso não devem sair do Brasil.

Leia também:  Confira as vagas de emprego desta segunda (06/11/17) em Rondonópolis

O relatório conclui que mesmo com a alta de 7,7% na demanda total, o aumento de 14% na oferta deve fazer com que a safra seja de recuperação de estoques. Com isso, ao final de junho de 2015, estimam-se 172 mil toneladas de pluma em estoque, incremento de 58% se comparado ao da safra passada, porém abaixo dos valores da safra 2011/12.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.