O VI Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos, da Região Sul de Mato Grosso, Pólo Jaciara, aconteceu nesta sexta-feira (25). No encontro esteve presentes os municípios de Dom Aquino, Juscimeira e Jaciara, os quais a partir desta etapa levarão as discussões para o Fórum Estadual e Regional.

De acordo com a coordenadora do evento, Wanderluci Batista Ferreira, o objetivo especificamente desta etapa é discutir a educação de jovens e adultos na perspectiva da diversidade como a realidade do Estado, voltado para os quilombolas, indígenas, deficientes, trabalhadores do campo e urbanos, na formação para o mundo do trabalho.

“O fórum vem discutir quais são as políticas concretas e as que temos que lutar para que se efetive uma educação de qualidade para nossos jovens e adultos. Na Conferência Nacional da Educação (CONAE) fomos contemplados com várias ações que surgiram a partir destes fóruns”, explica Wanderluci.

Leia também:  Trabalhadores da educação fazem paralisação por reajuste e reforma de unidades em Cuiabá

O evento teve inicio com café da manhã, credenciamento, abertura oficial, apresentação cultural e em seguida a composição da mesa. Ao todo foram quatro palestras, duas foram realizadas no período matutino com os temas “Da EJA ao PROEJA uma Realidade dos CEJAS e dos Institutos Federais proferida por Sávio Antunes dos Santos, do Cefapro/Rondonópolis e, Éderson Andrade, da Assessoria Pedagógica de Rondonópolis.

A segunda palestra teve o tema “A Realidade da Inclusão na Educação de Jovens e Adultos”, ministrada por Flávia Martins Gonçalves, do Cefrapo/Rondonópolis. Já no período vespertino as palestras “Um Olhar da Realidade da EJA do/no Campo, com Maria Bezerra, e “O Direito a Educação aos Privados de Liberdade: uma atuação intersetorial, com Carmem Giuntini, da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-MT).

Leia também:  Corte de árvores garante mais segurança nas rodovias

Nos intervalos entre uma palestra e outra ocorreram debates dos referidos temas. Após os debates houve uma reunião segmentada para deliberar as proposições a nível regional. E para finalizar as atividades do VI Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos aconteceu à eleição de delegados para o Encontro Estadual.

O evento conta com o apoio das Prefeituras de Jaciara, Dom Aquino e Juscimeira, através das suas respectivas secretarias de Educação, da Secretaria Estadual de Educação/ Assessoria Pedagógica de Jaciara e Juscimeira, Sintep, Cefapro/ Rondonópolis, Ceja Marechal Rondon, escolas municipais, vice-prefeito Adilson França, Auro Antônio Merenguelli, prefeito Ademir Gaspar de Lima e da secretária de Educação de Jaciara Elizabete Lima.

Leia também:  Com falta de repasses, hospitais beneficentes de MT podem fechar

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.