A partir do início do mês de outubro o sistema de fiscalização eletrônica do trânsito entra em funcionamento, a medida da Secretaria de Transportes e Trânsito (Setrat) tem como finalidade reduzir o número de acidentes em Rondonópolis.

Entrarão em funcionamento 12 radares fixos, instalados em pontos estratégicos da cidade, mais oito avanços semafóricos, outras oito lombadas eletrônicas, dois radares portáteis, cinco painéis de mensagens fixos e dois móveis, moto-monitoramento e central de monitoramento do sistema.

De acordo com dados da Setrat, a alta velocidade é a principal causa de acidentes em Rondonópolis. Um levantamento realizado por meio dos radares fixos entre os dias 1º e 25 de agosto, registraram 183.187 ocorrências de motoristas que estavam acima da velocidade máxima permitida.

Leia também:  Finanças apresenta prestação de contas à sociedade

Um dos casos registrados pelos radares foi a passagem de dois carros, simultaneamente, com velocidade entre 140 e 199 quilômetros por hora, o que configura a realização de um racha.

Se os radares estivessem já em operação para emitir multas aos infratores, 183.187 condutores teriam sido multados, e, recebido pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a multa é mais alta, quanto maior a velocidade do veículo. Os dados ainda demonstram que os principais infratores são os condutores de carros, seguidos daqueles de motociclistas.

Cronograma

A Setrat elaborou um cronograma que se estenderá pelo mês de setembro para que todo o sistema de fiscalização eletrônica já esteja pronto para o período de adaptação da população já no início de outubro.

Leia também:  1° Festiflora acontece nesta sexta, sábado e domingo em Rondonópolis

Todos os 12 radares fixos serão sinalizados até o dia 17 de setembro; os avanços semafóricos estarão prontos até o dia 19 de setembro; as lombadas eletrônicas serão aferidas pelo Inmetro até 19 de setembro e finalizadas até 20 de setembro; os radares portáteis estarão na Setrat no dia 11 de setembro e a equipe será treinada pela utilizá-los até o dia 15 de setembro; os painéis de mensagens prontos para o funcionamento até 10 de setembro; e, por fim, o sistema estará totalmente integrado até o dia 25 de setembro.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.