Em apenas dez dias o estado de Mato Grosso – MT registrou 988 focos de calor. MT foi considerado o estado brasileiro que mais registrou focos neste inicio de mês. As informações foram detectadas pelo satélite referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estado do Maranhão ficou em segundo lugar no ranking nacional, com 937 focos, seguido do Pará, com 829 focos. Ainda conforme os dados, no acumulado do ano, MT e Maranhão também aparecem no topo da lista. Dos 35.115 focos registrados no Brasil, 7.999 foram aqui no estado e 4.326 no estado nordestino.

FOCOS DE CALOR

Os focos de calor são locais cujas temperaturas estão acima de 47°C. Não são, necessariamente, considerados focos de fogo ou incêndio. Em Mato Grosso, o período proibitivo de queimadas segue até o dia 15 de setembro.

Leia também:  Disponível o gabarito do concurso para apoio administrativo da Seduc

MUNICÍPIOS COM MAIORES FOCOS

Durante o mês de agosto os municípios que mais registraram focos de calor em MT foram Nova Nazaré, com 72, Campinápolis, com 64, Feliz Natal, com 59, Colniza com 56, e Gaúcha do Norte, com 45. E, entre 1º de janeiro deste ano até este domingo (10), os municípios com maior quantidade de focos foram Nova Maringá, com 563, São Félix do Araguaia, com 388 e Tangará da Serra, com 302.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.