A procura por transporte aéreo doméstico registrou leve alta de 0,6% no comparativo entre julho deste ano e o mesmo mês de 2013. Com este resultado, a demanda doméstica acumula uma sequência de dez meses em crescimento. A oferta de assentos, no entanto, apresentou queda de 2,9%.

No período, a Azul e a Avianca tiveram destaque entre as empresas do setor com as maiores taxas de crescimento de demanda: 26,1% e 23,8%, respectivamente. A Gol aparece na sequência com um salto de 8,1%. Na contra mão das concorrentes, a fatia da TAM registrou uma retração de 7,6%.

O volume de passageiros pagos transportados no mercado doméstico atingiu 8,3 milhões, o maior resultado para o mês nos últimos dez anos, com alta de 2,2% em relação a julho de 2013. No acumulado do ano, a quantidade de passageiros transportados cresceu 6,9%. A Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em julho com 3,11 milhões, seguida pela TAM, com 2,78 milhões, e pela Azul, com 1,72 milhões.

Leia também:  Empregador doméstico tem até esta segunda para pagar eSocial

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras foi recorde para o mês de junho nos últimos dez anos, da ordem de 81,6%. No período de janeiro a julho de 2014, o aproveitamento doméstico foi de 79,5%, frente a 75,1% do mesmo período de 2013, o que representou melhora de 5,9%.

No mês de julho de 2014, a demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras registrou desaceleração em comparação com a taxa de crescimento apresentada no mês anterior, com alta de 3,3% quando comparada com o mesmo mês de 2013. A oferta internacional voltou a apresentar resultado negativo, com queda de 3,1% em julho de 2014.

Leia também:  Yes! Cosmétics | Lojista aposta em kits para o Dia dos Pais

No acumulado do ano, a demanda internacional aumentou 2,4% em relação ao mesmo período de 2013. A oferta internacional registrou queda de 5,4% no mesmo comparativo.

Os dados constam do Relatório de Demanda e Oferta, documento divulgado em caráter mensal pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O relatório contempla dados de voos regulares e não regulares, além de dados do acumulado no ano e da série histórica.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.