Agora MT Destaques Polícia Civil cumpre seis mandados em Operação 'Sicarios'
DESTAQUES

Polícia Civil cumpre seis mandados em Operação ‘Sicarios’

Da Redação com Assessoria
VIA

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Delegacia Especializada dentro da operação “Sicarios”, no caso da morte da jovem Ana Claudia Alves da Silva, de 26, baleada durante assalto em um supermercado no dia 22 de outubro de 2014, no bairro Jardim dos Estados, em Várzea Grande. O roubo tratado como latrocínio terminou com o ferimento de uma segunda pessoa, que ainda está com o projétil alojado no corpo.

A operação “Sicários”, da Polícia Judiciária Civil, busca cumprir 200 inquéritos de homicídios e latrocínios. A ação está inserida na operação “Impacto”, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, para os primeiros 100 dias de combate à criminalidade no Estado de Mato Grosso. Rondonópolis será um dos focos na operação.

A operação “Sicários” é realizada em todo o Estado. Na região metropolitana é coordenada pela Diretoria Metropolitana e leva o nome de “Operação Sicários – M”. No interior a supervisão é da Diretoria do Interior com a denominação de “Operação Sicários – I”.

O objetivo da busca realizada na manhã desta sexta-feira (23) pelos cinco delegados da DHPP, 12 investigadores e 1 escrivão, em bairros da cidade de Várzea Grande, foi para apreender a arma usada pelos bandidos e coletar novas informações para conclusão do inquérito policial, além de tentar novamente prender o suspeito Edemar Echiarra do Nascimento, 19 anos.

Os policiais estiveram em uma casa com informações do paradeiro do suspeito, mas não foi localizado, continuando foragido o assaltante.

A delegada Anaide Barros disse que um revólver calibre 38 foi encontrado em uma casa. No local uma mulher foi encontrada e conduzida ao Plantão de Várzea Grande, para prestar esclarecimentos, pois alegou que arma seria de seu companheiro e não sabia que estava na residência.

A delegada informou que a arma será encaminhada para confronto balístico na Coordenadoria de Criminalística, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Nas investigações conduzidas pelo delegado Antonio Carlos de Araújo, três pessoas já foram responsabilizadas pela sequência de fatos e duas tiveram prisão temporária (30 dias) decretadas pela Justiça. Os autores do roubo Braian Junior da Silva Café, 19, que está preso por prisão preventiva, e Edemar Echiarra do Nascimento (foragido) foram indiciados por latrocínio que vitimou Ana Claúdia, e tentativa de latrocínio que lesionou uma outra jovem de 27 anos, que também estava no mercado, e foi atingida por um disparo na região do quadril.

Uma terceira pessoa também foi indiciada homicídio doloso – dolo eventual, por ter assumido o risco de produzir o resultado morte. Trata-se do guarda municipal, Evanildo Laurindo da Silva, 46 anos, que ao reagir ao assalto trocou tiros com os bandidos e um dos disparos atingiu a jovem Ana Cláudia. Exame de balística, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), realizado na pistola 380 do guarda municipal com o projétil que atingiu a vítima comprovaram que o tiro saiu da arma do guarda, que estaria realizando “bico”, no mercado como vigilante.

“O guarda municipal é o autor dos disparos que ceifaram a vida de Ana Cláudia. O projetil encontrado no veículo do esposo da vítima foi fundamental para comprovar a arma do crime, a pistola 380 que apreendemos do guarda”, destacou o delegado Antônio Carlos Araújo.

O delegado pediu a prisão dos três envolvidos. Os dois suspeitos do latrocínio tiveram mandados de prisão temporária decretados pela Justiça, mas o guarda municipal não teve a ordem decretada.

No dia 12 de janeiro, o suspeito Braian teve a ordem cumprida. Ele já estava preso desde o dia 24 de dezembro de 2014, acusado de tentativa de homicídio contra a companheira, na Cadeia Pública do Capão Grande, em Várzea Grande. Seu comparsa Edermar Echiara está foragido.

Relacionadas

RAIO | Motociclista do ‘vrauu’ é preso com moto adulterada

Um jovem de 20 anos foi preso pelo grupo de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) da Polícia Militar (PM) no bairro Sagrada...

Polícia Militar prende integrantes de organização criminosa com armas e drogas

Policiais militares da 6ª Companhia Independente prenderam na última quinta-feira (02) um homem de 31 anos e apreenderam um adolescente de 15 anos suspeitos...

Ministério Público pede apuração sobre omissão e prevaricação no socorro a paciente

A Promotoria de Justiça de Cotriguaçu-MT requisitou à Delegacia Municipal a abertura de investigação para apurar possível crime de omissão de socorro e prevaricação...

Mulher agride esposa do ex-marido com capacete e acaba presa

Uma mulher de 43 anos foi presa pela Polícia Militar (PM) pelo crime de lesão corporal, no início da madrugada desta quinta-feira (2), no...

Motorista perde o controle da direção após desviar de buraco e capota veículo com quatro pessoas

Um motorista perdeu o controle da direção após passar por um buraco e capotou o carro várias vezes na MT-480, a cerca de 30...

Cantor é preso suspeito de agredir esposa grávida após ser acordado para tomar café da manhã

Um cantor sertanejo, de 38 anos, foi preso suspeito de agredir a esposa, de 24 anos, no feriado da última quarta-feira (1°), em Nova...

Homem é preso após furtar bebidas, batatas e doces de motel em Rondonópolis

Os policiais encontraram o homem sentado em uma calçada consumindo uma bebida alcoólica

Polícia Civil prende padrasto por estupro de vulnerável de enteadas de 6 e 11 anos

Um homem de 29 anos, investigado pelos crimes de estupro de vulnerável praticado contra as enteadas de 6 e 11 anos de idade, teve...

Polícia Militar prende homem e apreende adolescente com armas e artefatos explosivos

Um adolescente de 14 anos foi apreendido e um homem de 18 anos foi preso, nesta quinta-feira (02), por policiais militares do 12º Batalhão,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas