Distrito Industrial de Rondonópolis - Foto: AGORA MT
Distrito Industrial de Rondonópolis – Foto: AGORA MT

O município de Rondonópolis começou o ano de 2015 importando mais do que exportando,  mas a situação mudou no último mês. De janeiro a maio foram exportados um total 485 bilhões em grãos e importados 209 bilhões no município. As informações são de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No mês de janeiro foram exportados 69 bilhões e importados 73 bilhões. Uma mudança repentina aconteceu no mês de maio, onde o município registrou um aumento de 128% na exportação se comparado ao mês de janeiro. Foram 158 bilhões de produtos exportados contra 55 bilhões importados.

De acordo com o economista especialista em exportação e importação de Rondonópolis, Fernando Rodriguês, esse aumento é comum para o período, já que no mês de março inicia o período de escoamento de grãos no Estado.

Leia também:  Samu e militares vão fazer simulação realística de uma explosão no Shopping

A Indonésia é o principal país com destino de exportação. De janeiro a maio foram exportados 118 bilhões para o país. Já a China é o 2° país que mais recebe grãos de Rondonópolis, só este ano o país recebeu 64 bilhões em produtos.

Entre os principais produtos exportados estão os resíduos e desperdícios das indústrias alimentares, alimentos preparados para animais, tortas e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja. Em seguida Rondonópolis exporta mais soja, mesmo as trituradas. O algodão é o 3° produto mais comercializado para outros países.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.