Agora MT Política AL discute futuro de MT com a região Oeste em projeto inédito
POLíTICA

AL discute futuro de MT com a região Oeste em projeto inédito

Da assessoria

Foto: assessoria
Foto: assessoria

A Assembleia Legislativa começou a discutir os próximos 30 anos de Mato Grosso com quatro municípios da região Oeste, na primeira edição do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, realizada em Comodoro (distante 650 km de Cuiabá), durante toda esta sexta-feira (25).

O presidente do Poder Legislativo, Guilherme Maluf (PSDB), afirmou para prefeitos, vereadores, lideranças políticas e população de Comodoro, Campos de Júlio, Conquista d´Oeste e Nova Lacerda, que é necessário replanejar o Estado para os próximos 30 anos, e por meio das 17 Assembleias Itinerantes que serão realizadas até o fim de 2016, será discutida com todas as regiões, o futuro de Mato Grosso.

“Escrever o futuro do Estado é o nosso dever. Um povo que não sabe onde quer chegar, não sabe onde caminhar. Juntos, na democracia participativa, construiremos novas perspectivas para o nosso futuro”, afirmou Maluf que esteve acompanhado do deputado estadual Wancley Carvalho (PV), que possui base eleitoral na região.

De acordo com Maluf, a Assembleia Legislativa vive um novo momento com esse projeto, pois se aproxima da sociedade ao percorrer os municípios, ouve demandas da população no local onde vivem e ainda oferece serviços gratuitos.

“Estamos saindo da Assembleia Legislativa para conversar com a sociedade, ouvindo as pessoas para ter o conhecimento das principais necessidades. Mato Grosso pode muito mais, e em tempos de crise, como agentes políticos, precisamos nos unir à população para manter o crescimento de Mato Grosso”.

A discussão sobre o futuro do Estado foi amplamente discutida com a prefeita de Comodoro, Marlise Marques Moraes (PR), de Campos de Júlio, Dirceu Comiram (PSD) e Valmir Moretto (DEM) de Nova Lacerda. Durante o encontro, trataram sobre educação, saúde, infraestrutura, industrialização e produção de alimentos.

O futuro também foi observado com a construção da ferrovia Transcontinental, que pretende ligar o Brasil, Peru e China. De acordo com o projeto, Comodoro receberá o traçado ferroviário, proporcionando desenvolvimento para a região.

Durante o evento, professores da educação infantil e agentes comunitários de saúde dos quatro municípios receberam palestras de qualificação para ser implantados nas cidades e promover o desenvolvimento nas áreas, visando o presente e futuro da região Oeste.

“É uma maneira nova e moderna da Assembleia Legislativa, que está mais próxima da população, que não precisa se deslocar até Cuiabá para apresentar as suas reivindicações. Como Maluf disse, devemos pensar a médio-longo prazo, trazer o desenvolvimento para nossa região, citamos a importância da construção de um Porto-Seco para estimular a geração de empregos, e agregar investidores, pois Comodoro é um local estratégico, onde teremos a ferrovia”.

Já o prefeito de Campos de Júlio argumentou que o Assembleia Itinerante é um fato novo para a região. “Nós gestores pudemos ter uma linha mais direta com o presidente Maluf e deputado Wancley, para contar a nossa realidade com tempo, linguajar nosso e expressão própria. Contamos o que vivemos, e isso é bom para que os parlamentares possam nos ajudar em assuntos como transporte escolar, ambulância, infraestrutura”, disse.

O deputado Wancley Carvalho destacou que a Assembleia Legislativa está quebrando paradigmas. “É um novo momento, os deputados estão dando o exemplo, não apenas no discurso, mas vindo discutir o fortalecimento do poder legislativo, discutindo a importância do vereador, ouvindo a sociedade. Muitas vezes viam os deputados muito distante dos problemas daqui, e agora estamos aqui debatendo a realidade estando no município”.

ASSEMBLEIA ITINERANTE – O objetivo do projeto inédito em função da quantidade de serviços oferecidos à sociedade, é aproximar o parlamento da população e ouvir as demandas, diretamente nos municípios, levando serviços de cidadania ofertados pela Assembleia Legislativa e cursos de capacitação para professores e agentes de saúde.

Os deputados realizaram atendimentos das demandas locais nos gabinetes itinerantes na Praça Pioneiros, no período da manhã, enquanto isso, em outros stands, o Espaço Cidadania ofereceu atendimento à sociedade com a possibilidade de confecção de documentos como carteira de identidade, de trabalho, orientações jurídicas por meio da Defensoria e posto de atendimento do Detran para tirar duvidas e obter documentos do órgão durante todo o dia.

Ações de cidadania, como espaço de beleza, saúde, cultura, esporte e lazer para a população, tudo de forma gratuita, também foi ofertado.

Em outro espaço, na Cooperativa Educacional de Comodoro (Coeduc), palestras foram realizadas para professores e agentes de saúde em quatro salas com diferentes temas.

Também foram realizadas palestras sobre a democracia participativa, o orçamento impositivo no âmbito municipal, fim do voto secreto em todos os poderes e municípios, ficha limpa para cargos de confiança na administração pública municipal e criação da comissão anticorrupção. 

Logo mais, à noite, a partir das 19h, será realizada sessão especial e às 22h30, será realizado um show cultural com artistas regionais na praça municipal.

A próxima cidade a receber o projeto é Rondonópolis, em outubro. Ao todo, 17 polos de Mato Grosso serão percorridos pelos deputados estaduais e a estrutura da Assembleia Legislativa.

A ação conta com o apoio da Polícia Militar, Ministério do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Lions Clube da Visão, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Serviço Nacional de Emprego (Sine), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Cartório de Registro Civil e Imóveis, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e Ministério Público Estadual.

 

Relacionadas

Após reclamações, prefeito anuncia medidas para resolver problemas na Saúde de Rondonópolis

Após semanas seguidas de relatos de superlotação na Unidade de Pronto Atendimento e no Pronto Atendimento Infantil, o prefeito José Carlos do Pátio (PSB)...

Governo autoriza importação de arroz para enfrentar impactos das enchentes no RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória nº 1.217, que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até...

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

A deputada federal por Mato Grosso, Amália Barros (PL), 39 anos, morreu na madrugada deste domingo (12), no hospital Vila Nova Star, da Rede...

Prefeito anuncia aumento na frota de transporte coletivo em Rondonópolis

O prefeito José Carlos do Pátio anunciou a compra de 50 ônibus para reforçar o transporte coletivo na cidade de Rondonópolis-MT. O anúncio foi...

Prazo para regularizar e emitir título de eleitor termina hoje

O eleitor que pretende votar nas eleições deste ano tem até esta quarta-feira (8) para regularizar o título ou emitir o documento pela primeira...

Após ser convocada por vereadores, secretária de Saúde presta esclarecimentos na Câmara Municipal

A secretária de Saúde de Rondonópolis, Ione Rodrigues, esteve na Câmara Municipal nesta quarta-feira (08) após ser convocada pelos vereadores. No dia 24 de...

Deputada Amália Barros segue internada em SP em estado grave e sob cuidados intensivos

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) está internada em estado grave no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, mesmo hospital que recebeu o...

Thiago Silva defende retomada da industrialização têxtil em Rondonópolis

Com o intuito de garantir a diversificação da economia e o aumento da empregabilidade em Rondonópolis, o deputado estadual Thiago Silva apresentou, nesta quarta...

AGU pede direito de resposta por alegações de Pablo Marçal sobre ações no Rio Grande do Sul

A AGU (Advocacia Geral da União) entrou com ação judicial com pedido de resposta contra o coach Pablo Marçal em razão de postagens sobre...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas