Presidente e representente de linguagem libras 01.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Vice-presidente e representante de tradutores intérpretes – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

O 2° Encontro do “Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência” aconteceu na tarde desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal, em Rondonópolis – MT. O encontro faz parte da semana do ‘Dia D da Pessoa com Deficiência Física’ (PCD), que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da contratação das PCDs nas empresas. Hoje (23) a reivindicação foi dos intérpretes que buscam caminhar lado a lado com a categoria.

Genival presidente de libras.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Genival vice – presidente de intérpretes  – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Tradutores Intérpretes de Mato Grosso, Genival Bil de Lima, a principal reivindicação é para a implantação de concursos públicos para tradutores intérpretes no estado. “Precisamos ser mais valorizados. A sociedade precisa se conscientizar que todo comércio em geral necessita de um intérprete, são poucas as pessoas que entendem libras, e isso muitas vezes dificulta, até mesmo, o atendimento e o trabalho da pessoa com deficiência” explica.

Leia também:  Preço da gasolina e do diesel deve aumentar nas refinarias do País nesta terça

Ainda conforme Genival, o estado em geral possui apenas 110 intérpretes profissionais. Já Rondonópolis conta com apenas 12 profissionais, sendo considerada a cidade que tem mais intérpretes profissionais.

Presidente e representente de linguagem libras.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Vice-presidente e representante de linguagem libras – Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

“Libras é uma língua que demora aprender, não é simples. Estamos falando de uma comunidade que precisa ser inserida na sociedade” conclui a representante do Conselho Fiscal do Sindicato dos Intérpretes de Libras (SindLibras),  Rosemeire Prado Aguiar de Lima.

LEIA TAMBÉM

Abertura da semana do ‘Dia D da Pessoa com Deficiência Física’ acontece em Rondonópolis

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.