O Natal se aproxima, e é exatamente neste período que o comércio popular aproveita para atrair o consumidor arredio, em meio à perda de renda e às indefinições na economia. Uma das estratégias é investir no barato, bom e bonito.
Em Rondonópolis (MT) as empresarias que trabalham com artesanatos aproveitaram para expor os produtos. A Josefa Batista de Oliveira, por exemplo dobra as vendas nesse período. Ela ainda aproveita para fazer o diferencial. “A cliente que vir e gostar de alguma coisa, pode encomendar da forma que quiser que começo a fazer na hora” explica.
São tapetes, bijuterias, lembrancinhas para decoração
entre outros produtos que atrai os clientes que querem economizar sem deixar de presentear. O movimento de pessoas e as vendas indicam como o consumidor vai presentear. As variedades de produtos, oferta de descontos nos preços e facilidade para quem paga em dinheiro garantem as vendas.
O empresário Augusto Firmino, que trabalha no ramo de fantasias e assessórios diz que além de chamar a atenção dos clientes, que é o principal objetivo, há também a necessidade de entrar no clima da época. “Os enfeites de natal sempre deixam a loja mais bonita. Incorporamos o espírito natalino com a decoração e aproveitamos para despertar no cliente o desejo consumista”, relata.
Os preços das lembrancinhas nas barracas populares variam de R$ 5 a R$ 100, tudo depende do gosto do cliente. Já o preço dos acessórios natalinos como os gorros natalinos, por exemplo varia de R$ 4,50 a R$ 7.