As inscrições para a primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam às 23h59 desta sexta-feira (22). A consulta das bolsas e as inscrições devem ser feitas pelo site http://siteprouni.mec.gov.br/.

Reprodução
Reprodução

O programa oferece 203.602 bolsas na primeira edição de 2016, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). O total de vagas sofreu uma queda de 4%: em 2015 foram colocadas 213.113 bolsas no sistema. Já número de cursos subiu de 30.549 para 30.931.

O resultado da seleção do Prouni será divulgado na próxima segunda-feira (25). Entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro deverá ser feita a comprovação da primeira chamada de aprovados.

Leia também:  "Foi a tia, puxou na minha orelha e sacudiu" relata criança com olhos cheio de lágrima

A segunda chamada será divulgada em 12 de fevereiro, com matrículas entre 12 e 18 do mesmo mês. O prazo para participar da lista de espera será entre 26 e 29 de fevereiro.

Para se inscrever é necessário ter participado do Enem 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

O Prouni oferece bolsas parciais ou integrais em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Elas são bancadas pelo governo por meio de renúncia fiscal de tributos que deveriam ser pagos pelas universidades.

De acordo com o MEC, 97 instituições de ensino superior que participavam do Prouni em 2015 foram impedidas de participar do programa em 2016 porque tiveram nota de avaliação institucional inferior a 3 e, portanto, estão sob supervisão do MEC.

Leia também:  Mãe e filha andam abraçadas dentro de shopping e sofrem ataque homofóbico no DF

Na próxima semana, entre os dias 26 e 29 começam as inscrições para contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.