Foi sancionada a lei 8.700 de autoria do vereador Thiago Silva (PMDB) que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis (Coderon), órgão que vai permitir o crescimento estratégico do município. “O Coderon será um órgão composto por representantes da sociedade organizada e poder público, de caráter consultivo, tendo por função principal o papel de analisar, debater e propor diretrizes para promover o desenvolvimento econômico do município”, disse Thiago Silva.

De acordo com o vereador o intuito da lei é produzir indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento com vista à articulação das relações do governo com representantes da sociedade. “O nosso objetivo e criar políticas públicas com planejamento para os próximos 20, 30 e 40 anos”, ressaltou o peemedebista.

Leia também:  Deputado Gilmar Fabris é afastado e PF cumpre mandado de prisão

Pela lei, compete ao Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis assessorar o poder executivo na formulação de políticas de desenvolvimento econômico do Município, sobretudo, social;  identificar os temas relevantes presentes na problemática do desenvolvimento econômico e social do Município, por meio da discussão com personalidades representativas da sociedade civil e com pessoas que possuam, reconhecidamente, competência para contribuir com a identificação desses temas; promover, organizar e acompanhar o debate sobre o desenvolvimento econômico e social do Município; mediar o debate com os diversos setores da  sociedade civil e os órgãos públicos, em suas diversas esferas, no tocante à articulação das políticas públicas; realizar encontros e seminários visando à discussão de temas e apresentação de propostas para o desenvolvimento econômico e social do Município; elaborar ou iniciar estudos, relatórios e recomendações a respeito de assuntos de caráter econômico, social e conexos;  propor metas de desenvolvimento com base e de infraestrutura, sociais, ambientais e de iniciativas que mobilizem conjuntamente os poderes;  opinar  sobre  propostas  de  políticas  públicas e de reformas estruturais voltadas ao desenvolvimento econômico e social do Município; promover o diálogo e a estreitamento entre os parceiros sociais envolvidos na promoção do desenvolvimento econômico e social do Município.

Leia também:  Vereador Thiago Silva reivindica a expansão de cursos da Unemat em Rondonópolis

De acordo com Thiago o Coderon foi criado com o intuito de unir organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno. A missão do Coderon será apontar os horizontes para mudanças atuais e o planejamento de um novo futuro ainda mais promissor. A participação da sociedade civil organizada será a alma do Conselho que formulará e promoverá as políticas de desenvolvimento econômico e social.

O desafio está em planejar a Rondonópolis que queremos para os próximos anos, em todos os aspectos, buscando tornar nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver, com qualidade de vida e oportunidades a seus moradores, construindo de maneira participativa o sonho da comunidade em relação à cidade, contribuindo para diminuir dificuldades na gestão pública, melhorando o planejamento urbano e social e as políticas de desenvolvimento, concluiu Thiago.

Leia também:  Muniz diz que prefeito não amadureceu politicamente e administrativamente devido à postura sobre a Santa Casa
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.