“O que vai ser quando crescer?” É uma pergunta que com certeza já foi feita a você, em algum momento de sua infância. Então diz aí, sua profissão é a que você sonhou?

Sabemos que há mais dúvidas sobre qual profissão escolher, durante o Ensino Médio, quando os estudantes se preparam para o ENEM e Vestibulares. Porém, tem muito adulto formado ou trabalhando, que ainda não se realizou profissionalmente.

Ser adulto e estar insatisfeito com a profissão é mais comum do que se imagina… Hoje é possível fazer Orientação Vocacional e Profissional para conciliar o que mais gostamos de fazer com o mercado de trabalho. Assim, buscar a tão sonhada realização profissional.

emprego

O Serviço de Orientação Vocacional e Profissional visa facilitar o processo de escolha ocupacional, e oferecer subsídios para a formação de uma identidade profissional, de pessoas que apresentam uma problemática nessa esfera. Geralmente são realizadas entrevistas, dinâmicas, vivências, avalição psicológica com aplicação de testes, perfil profissional e estudo de área de atuação. Trata-se de um processo complexo e realizado em várias etapas. Fique atento, pois apenas um Psicólogo pode aplicar, corrigir e avaliar um teste psicológico (que deve ser aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia).

Quem geralmente procura o serviço são pessoas que estão em dúvida quanto à sua escolha profissional: Estudantes, vestibulandos, universitários; Adultos com ou sem formação superior; Empresários que querem mudar de atividade e pessoas que querem mudar de profissão. Entretanto, qualquer pessoa pode fazer Orientação Vocacional e Profissional.

O quadro acima é apenas uma ilustração sobre as principais diferenças entre vocação e profissão. É bom ressaltar que, o autoconhecimento será indispensável para a formação de seu perfil profissional e área de atuação. Ao saber qual a sua vocação¹ (talento), você terá mais sucesso em escolher sua profissão² e consequentemente será muito mais feliz!

¹Vocação, utilizada como sinônimo de: talento, preferência, conjunto de repertório comportamental, sem nenhuma atribuição mística ou religiosa.

²Profissão, utilizada como sinônimo de: Ocupação, emprego que requer conhecimentos especiais e geralmente preparação longa e intensiva; ofício.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.