A comercialização da pluma de algodão no estado de Mato Grosso (MT), da safra 15/16, apresenta desde o mês de fevereiro um ritmo de crescimento lento e gradual. As informações são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Conforme os economistas do Instituto esta desaceleração pode ter sido consequência, dentre outros fatores, do declínio do preço médio de comercialização ocorrido no mês de março deste ano. No mês de junho a quantidade acumulada de negociações atingiu o valor de 56%, que corresponde a 522,9 mil toneladas de pluma comercializadas até o momento. Apesar disso, a safra 15/16 encontra-se 11,4 pontos percentual abaixo da média dos últimos três anos para o mesmo período.

Leia também:  Captação de leite registra queda de 10,3% em MT

“A expectativa para as próximas semanas é de progresso nas negociações,  esta possibilidade pode ser justificada pela baixa oferta de pluma disponível no mercado interno, pois 99% da produção total da safra 14/15 já foi comercializada até o presente momento e entrada de produto no mercado com o início da colheita” conclui os economistas.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.