Imagem: batata doce
Foto: reprodução

INGREDIENTES

4 (700g) batatas doces médias q.b. água – 40g soja granulada fina – 1 (50g) cebola pequena – 1 (60g) alho francês – 1 (60g) cenoura – 3 colheres de sopa de azeite – 1 + 2 colher de chá + colher de café de sal – 100g creme culinário de soja – 1 colher de café de noz moscada – 1/2 colher de café de cravinho em pó –  pimenta de moinho – 30g picles – 900g grelos – 3 dentes de alho

MODO DE PREPARO

Lave as batatas e coza-as em água temperada com uma colher de chá de sal.

Escalde a soja granulada com 2 dl de água a ferver. Descasque e pique finamente a cebola e a cenoura e corte o alho-francês em rodelas. Deite duas colheres de sopa de azeite num tacho, junte os legumes e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até estarem moles.

Leia também:  Sopa de abóbora e manjericão

Tempere com uma colher de café de sal, junte a soja hidratada e o creme culinário de soja. Adicione a noz-moscada e o cravinho em pó, salpique com pimenta e misture bem. Deixe cozinhar sobre lume moderado durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e adicione os picles picados.

Ligue o forno e regule-o para 200ºC, na função calor circulante e grelha. Escorra bem as batatas, retire-lhes uma tampa e escave o interior com uma colher de chá. Tire a pele às tampas retiradas, esmague toda a polpa com um garfo e misture com o cozinhado de soja. Envolva as batatas escavadas em quadrados de folha de alumínio e distribua o recheio pelas cavidades. Leve ao forno durante 25 minutos.

Leia também:  Dia 'D' de vacinação contra Poliomielite acontece no dia 18 de agosto

Coza os grelos em água, com uma colher de café de sal, durante 15 minutos. Esborrache os dentes de alho, tire-lhes a pele e aloure-os numa frigideira com o restante azeite. Junte os grelos bem escorridos e salteie-os rapidamente. Sirva as batatas recheadas com os grelos salteados.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.