Imagem: salada de abacate
Foto: Reprodução

Durante muito tempo o abacate foi um vilão e para muitos ainda é. Muita gente, que ainda conta calorias, considera o abacate proibido num plano alimentar para emagrecimento. Não podemos pensar somente nas calorias dos alimentos, é preciso pensar em quais benefícios um alimento tem a nos oferecer.

É verdade que o abacate tem alto teor de gordura. Mas o abacate é gordura boa, além de ser muito mais do que isso, pois o abacate tem propriedades benéficas para o organismo.

Imagem: Emanueli Krauspenhar
Nutricionista Emanueli Krauspenhar Foto: AgoraMT

Segundo a Nutricionista Emanueli Krauspenhar a nossa tendência, devido à comodidade, é usar gorduras processadas, e é aí que mora o perigo, ela afirma não ser o caso do abacate. “A verdade é que a gordura do abacate, diferente das gorduras processadas e hidrogenadas, é uma gordura natural, é gordura monoinsaturada, e esta gordura em vez de causar danos ao organismo e engordar, ajuda a equilibrar o colesterol ruim e a fazer o organismo funcionar melhor”, aponta.

Leia também:  Saúde | Os benefícios do pilates na vida de quem pratica essa atividade

Ele é rico ainda em Vitamina E, A, B1, B2; Sais minerais; Cálcio; Ferro; Fósforo; Magnésio. Contém ainda proteínas, fitoesterol, Lecitina (substância que auxilia na desobstrução dentro dos vasos sanguíneos), Tanino, ácido oleico (ômega 9), linoleico (ômega 6) e Palmítico.

Mais uma curiosidade, O abacate tem mais potássio do que a banana, e é de baixo índice glicemico.

Portanto, o abacate foi condenado durante anos por ser “gorduroso” e pode trazer riscos à saúde. Saiba que essa ideia já está totalmente ultrapassada, a verdade é que se ingerido na quantidade certa pode ser um grande aliado no seu dia a dia.

Dica da Nutricionista como pode ser utilizado:

Leia também:  Leite atrapalha absorção de remédio para a tireoide

O abacate pode ser usado em saladas, cortado em fatias finas ou cubos na salada, ou para fazer molhos, cremes, e o abacate fica muito bem se temperado com um pouco de suco de limão, azeite, pimenta do reino, sala marinho ou páprica. Dá para fazer tanta coisa com abacate, explore o seu paladar.

Procure um profissional para te orientar na quantidade adequada.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.