Agora MTDestaquesChapada dos Guimarães | Governo inaugura novo sistema de abastecimento de água
DESTAQUES

Chapada dos Guimarães | Governo inaugura novo sistema de abastecimento de água

Por Guilherme Silveira com assessoria
VIA
Imagem: Água em Chapada
Abastecimento de água é inaugurado em Chapada dos Guimarães | Foto: Ana Sampaio

O problema da falta de água que há 20 anos gerava transtorno para os mais de 18 mil habitantes de Chapada dos Guimarães (a aproximadamente 220 km de Rondonópolis), não será mais possível, principalmente em períodos de maior movimentação de turistas como o feriado de carnaval por exemplo. A obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município, recebi o nome do ex-governador de Mato Grosso Dante Martins de Oliveira, está obra triplica o volume de água disponível nas torneiras de residências e comércios locais durante o período de seca. Passando de 30 litros de água por segundo, para até 100 litros por segundo em período de seca.

A nova obra foi inaugurada neste sábado (20) pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, o secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos, a prefeita do município, Thelma de Oliveira e o superintendente regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Francisco Holanildo. “Estamos aqui em Chapada para dizer que nós amamos esse município. O meu sonho é morar aqui em Chapada dos Guimarães. O nosso governo tem um compromisso e uma atenção especial para este importante município. Quero dizer que esta obra da água não é uma obra de um homem só, muitos colaboraram para que ela se tornasse realidade hoje”, disse o governador, agradecendo a  Funasa, os secretários envolvidos nos trabalhos, Wilson Santos, Luiz Carlos Nigro, adjunto de Turismo do Estado, a prefeita da cidade e parlamentares que contribuíram para construção.

Os investimentos para universalização da água em Chapada chegam à cifra de R$ 17 milhões, provenientes de emenda parlamentar da atual prefeita do município, Thelma de Oliveira, recursos do Governo do Estado, via Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT) e Funasa. A construção ficou a cargo da construtora Nhambiquaras.

O sistema de fornecimento do produto adotado é o tradicional composto pelas etapas de chegada da água, com a regulagem do PH do líquido, passagem pelo floculador (tratamento), decantador e filtros, que fazem o processo de cloração do líquido. Na segunda fase, a água é enviada aos reservatórios e posteriormente para rede de distribuição.

A cidade da Chapada dos Guimarães conta hoje com mais de 18 mil habitantes, divididos em 20 bairros. Conforme estimativa de entidades do setor turístico, há pelo menos 3,5 mil casas de veraneio no município, o que aumenta ainda mais o consumo de água.

Relacionadas

Siga-nos