Agora MT Mundo Colômbia se torna 37º país membro após ser aceita na OCDE
MUNDO

Colômbia se torna 37º país membro após ser aceita na OCDE

Da redação com Folha de São Paulo
VIA

Presidente da Colômbia - Foto/ Bernadett Szabo
Presidente da Colômbia – Foto/ Bernadett Szabo

A Colômbia foi aceita como novo integrante da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), segundo anunciado pelo conselho deste organismo nesta sexta-feira (25), em Paris.

Tratava-se de uma das principais metas do presidente Juan Manuel Santos, alcançada a poucos meses de deixar o cargo, em agosto. O grupo reúne os países com as melhores práticas econômicas no mundo, e passa agora a ter 37 integrantes. Os dois únicos latino-americanos até agora eram o Chile e o México.

A entrada da Colômbia na OCDE teve de passar por 23 comitês, onde foram avaliados temas como tributos, direitos a trabalhadores, pensões, legislação sobre propriedade intelectual e outros itens.

Em comunicado divulgado pela manhã, Santos afirmou: “É uma grande notícia para nosso país. É a organização mais importante que promove as melhores políticas públicas no mundo. É um passo importantíssimo no empenho de modernizar nosso país. Nos comparamos com os melhores para sermos os melhores. Isso abrirá enormes possibilidades para avançar em saúde, educação, luta contra a corrupção e proteção ao ambiente. Foram sete anos e meio de trabalho intenso e agradeço a todos os que trabalharam para que isso se tornasse uma realidade.”

No próximo dia 30, em Paris, Santos e o secretário-geral da OCDE, Angel Gúrria, assinarão, em uma cerimônia, a entrada oficial do país ao grupo. “É como graduar-se numa das melhores universidades do mundo”, acrescentou Santos depois, numa entrevista por rádio.

A três dias da eleição presidencial que escolherá seu sucessor, Santos ainda tenta reverter os baixos níveis de popularidade, ao redor de 20% de sua gestão, apesar de ter alcançado, entre outras coisas, a paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o Nobel da Paz, e agora, a entrada na OCDE.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas