Imagem: margarethmenezesdivulgacao
Margareth Menezes – Foto: Reprodução

Atriz que se tornou a cantora de voz mais potente da Bahia, Margareth Menezes começou a chamar a atenção na cena musical da cidade natal de Salvador (BA) em meados da década de 1980. Mas foi em 1987 que a cantora baiana ganhou projeção definitiva com a gravação de Faraó (Divindade do Egito), samba-reggae do compositor baiano Luciano Gomes.

Por conta desse registro antológico, a voz de Maga – como a cantora é carinhosamente chamada no universo musical baiano – ecoou no Brasil e até no exterior porque o estouro de Faraó abriu caminho há 30 anos para a gravação de álbum, Margareth Menezes (1988), que fez David Byrne se empolgar com o timbre caloroso da cantora e a convidar para abrir os shows da turnê mundial feita pelo líder do grupo Talking Heads em 1989.

Leia também:  Música | Editoria abre espaço para novos talentos com premiação para o vídeo mais acessado

Curiosamente, Margareth Menezes jamais incluiu em um álbum um registro integral de Faraó gravado em estúdio. O CD Kindala (1991) até reapresentou Faraó, mas em registro parcial do samba-reggae feito para o pot-pourri de hits do gênero que encerra o terceiro álbum da cantora.

Por isso mesmo, resulta importante a regravação de Faraó feita por Margareth neste ano de 2018 para a trilha sonora de Segundo sol, novela estreada anteontem pela TV Globo no horário das 21h. Margareth Menezes é presença ilustre em farta trilha sonora que recicla, em vozes das novas gerações, sucessos da música afro-pop-baiana rotulada como axé music.

Maga representa a velha guarda do gênero ao lado de Daniela Mercury, ouvida na trilha com a gravação original de O canto da cidade (Tote Gira e Daniela Mercury, 1992), música-título do álbum blockbuster que marcou a explosão nacional da cantora baiana há 26 anos e que abriu o primeiro capítulo da novela de João Emanuel Carneiro produzida com direção artística de Dennis Carvalho.

Leia também:  Thaeme que faz dupla com Thiago anuncia gravidez

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.