Agora MT Notícias 12 dicas para cumprir a promessa de emagrecer em 2019
NOTíCIAS

12 dicas para cumprir a promessa de emagrecer em 2019

Nutróloga apresenta lista de ações que podem ser feitas, mês a mês, para conquistar um dos objetivos mais comuns de ano novo: a busca por um corpo mais saudável

Da redação com NSC Saúde
VIA

Imagem: gettyimages salad
Dicas para cumprir a promessa de emagrecer em 2019 | Foto: iStock/Getty Images Plus

Perder alguns quilinhos, esse é um dos desejos que muita gente coloca na lista de promessas para o Ano Novo. O réveillon traz a sensação de recomeço, uma chance para fazer diferente, de deixar tudo para trás e começar uma vida nova e mais saudável. Mas, os dias passam, a dieta fica em segundo plano e a euforia típica das festas se transforma em uma vaga lembrança. Pensando em manter ativado o foco durante o ano todo, a médica nutróloga Cristiane Molon, de Jaraguá do Sul, considera essa vontade extra positiva e sugere que ela seja levada a sério.

— É um começo, pois o indivíduo realizou o primeiro passo para a mudança que é a autocrítica. O que não pode é se esquecer da promessa. É necessário ter foco e persistir — reforça.

Para que a promessa do emagrecimento saudável seja cumprida, ela lembra “esqueça a pressa, é a sua pior inimiga”. Aliado a isso, confira as 12 dias (uma para cada mês do ano) para que você fique em dia com a saúde e o bem-estar.:

1. Esteja no controle. É preciso fazer uma reprogramação metabólica. Mastigue mais, assim, você evita repetir o alimento. Coma porções menores e apenas quando estiver com fome. Evite se alimentar depois das 19h e faça a ingestão de água apenas nos intervalos entre as refeições.

2. Abandone dietas muito restritivas. A cada ano surgem novas dietas, mas a ideal para você é aquela que se adapta à sua rotina, ao que você consegue fazer, pois depende de como você funciona, do seu metabolismo e da sua individualidade biológica.

3. Procure ajuda. Caso tenha dificuldade em traçar uma rotina alimentar procure um profissional da nutrição. Ele pode mostrar o melhor caminho a seguir.

4. Evite buscar compensações para frustrações profissionais ou pessoais nos alimentos. Essa atitude é autossabotadora e pode gerar uma compulsão alimentar.

5. Busque o autoconhecimento. É importante perceber porque come determinado alimento, quando come, o que sente enquanto está comendo, como fica depois. A partir disso é possível sair do piloto automático e priorizar o emagrecimento.

6. Consuma mais alimentos de verdade. Inclua mais peixes, frango orgânico, ovos e evite carne vermelha. Comece diminuindo aos poucos adotando atitudes como a “Segunda sem carne”.

7. Tenha uma rotina de exercícios físicos, pelo menos, três vezes na semana. Ela é a maior aliada do emagrecimento e também um ótimo remédio para combater o estresse e a depressão.

8. Pequenas mudanças de atitudes no dia a dia, como ir de escada em vez de usar o elevador, dispensar o transporte nos pequenos percursos e aproveitar para caminhar, ou então levar o seu pet para passear, podem ajudar a começar uma vida nova.

9. Procure outras atividades prazerosas, como meditar, assistir a um filme, ler um livro, ouvir uma música que você gosta, aprender algo novo, brincar com o animal de estimação. Busque outras formas para se se sentir bem e não apenas comendo.

10. Faça substituições inteligentes. Ao invés de chocolate branco, prove o chocolate amargo, no lugar da pipoca doce, coma só pipoca, substitua o refrigerante por uma água com gás ou água saborizada ou limonada. Troque o pão e tudo que tenha farinha de trigo por tubérculos (batatas, inhame, aipim), evite gorduras que inflamam, como azeite de milho, de soja e girassol, priorize gorduras boas, como azeite de oliva, óleo de coco, banha de porco, abacate e oleaginosas.

11. Priorize batatas, aipim, arroz integral, quinoa e evite as massas. Coma saladas e verduras regadas com azeite de oliva e consuma mais frutas e oleaginosas (sementes). Deixe de lado enlatados e industrializados e aposte em mais temperos e especiarias. Evite comer todos os dias a mesma coisa, assim, evitamos sensibilidade alimentar.

12. Tire um tempo para se distrair. Quando você sai com amigos e família, ri e se diverte, os alimentos são processados de maneira diferente do que quando você está sentado em casa, deprimido, controlando o que come e se preocupando com calorias. Divertir-se emocionalmente permite que você se divirta gastronomicamente. Isso não vai fazer com que você aumente de peso.

Relacionadas

Haddad nega invasão hacker e diz que sistema de pagamento da União está preservado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou nesta segunda-feira (22) que o sistema de pagamento da União tenha sido invadido por hackers. Segundo o...

Governo lança programa que facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (22), a medida provisória (MP) que cria o Programa Acredita, um pacote de ações...

Professora vítima de acidente em rotatória no Colina Verde morre em hospital

Uma mulher identificada como Mariana da Silva Amaral, 49 anos, morreu no Hospital Regional, por volta das 23h24, deste sábado (20), em Rondonópolis-MT. No...

Rondonópolis ganha nova opção de lazer com lançamento do Riviera Thermas do Lago

O empresário Osmair Ribeiro de Freitas, que atua no ramo de turismo e hotelaria há um bom tempo em Rondonópolis, está preparando a inauguração...

Mãe e padrasto são presos após torturarem criança por fazer ‘xixi’ na cama

A equipe da Delegacia de Apiacás prendeu em flagrante, nesta terça-feira (23), o padrasto e a mãe de uma criança de sete anos que...

Dois suspeitos são presos e 500 kg de cloridrato de cocaína são apreendidos após queda de aeronave

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu, nesta terça-feira (23), aproximadamente 500 quilos de cloridrato de cocaína, na zona rural entre os municípios de...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (22) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Bombeiros resgatam porco-espinho encontrado em residência em Primavera do Leste

Na noite da última segunda-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado para realizar o resgate de um porco-espinho...

Prazo para estudantes se inscreverem no programa Jovem Senador termina no dia 30

As inscrições para o processo seletivo do Programa Jovem Senador 2024, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e o...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas