Imagem: Post 16 O que você deve saber ao contratar ...Com a popularização cada vez maior da internet, diversas empresas têm demonstrado interesse em iniciar uma estratégia de marketing digital. Entretanto, muitas delas não possuem muita experiência na área e algumas dúvidas começam a surgir.

Por onde começar? O que é melhor, criar um blog empresarial ou perfis em redes sociais? Vale a pena investir em links patrocinados no Google?

Esses dilemas são bastante comuns e contar com ajuda especializada, como consultorias, surge como uma boa opção. Mas para não errar na hora de contratar esse tipo de serviço, é preciso conhecer bem como ele funciona.

No post de hoje, vamos contar tudo o que você precisa saber antes de contratar uma consultoria de Marketing Digital para a sua empresa. Boa leitura!

Como funciona uma consultoria de Marketing Digital

Antes de mais nada, é preciso entender qual é o trabalho de uma consultoria de Marketing Digital.

Esse serviço pretende auxiliar empresas dos mais diversos portes e segmentos a utilizarem as ferramentas online. Além disso, permite adaptar as estratégias de divulgação e vendas para o novo comportamento do consumidor, que utiliza a internet para conseguir informações e realizar compras.

Essa consultoria pode ser realizada por uma agência de Marketing Digital ou por profissionais autônomos. De maneira geral, o serviço funciona em três frentes:

Leia também:  Garota de programa é enganada por cliente em Rondonópolis
Diagnóstico de fraquezas e dificuldades

Um dos objetivos principais de um consultor de Marketing Digital é realizar um diagnóstico completo da situação da empresa. Nesse levantamento é possível identificar as principais dificuldades e problemas nos processos de marketing e vendas da companhia.

É a partir desse diagnóstico que é possível apontar quais as estratégias e ações mais adequadas para cada etapa e qual ponto de contato online da empresa com o maior potencial para seus clientes como, por exemplo,  site, blog, redes sociais e e-mail.

Planejamento estratégico

O próximo passo é elaborar um planejamento alinhado com as metas de negócio da empresa. Nessa fase são delimitados os principais objetivos das estratégias de marketing digital e as ações necessárias para alcançá-los. Também é realizado um cálculo do investimento de tempo e dinheiro que será preciso para atingir os resultados.

Por exemplo, a partir da definição de um número mínimo de vendas esperadas em um  período, é possível determinar quantas abordagens comerciais devem ser feitas pelo time de vendas. Ao mesmo tempo, a consultoria define quantos leads devem ser gerados para chegar a esse número de abordagens e quantas visitas ao site são necessárias para produzir essa quantidade de leads.

Leia também:  Sinop | Comércio é setor que mais gerou empregos em 2018

Todas essas metas ajudam a estabelecer as ações que a empresa precisa colocar em prática para atrair visitantes e gerar mais oportunidades de negócios.

NÃO É função de uma consultoria de Marketing Digital

Como toda novidade, algumas confusões sobre o que uma consultoria deve ou não fazer podem surgir.

Abaixo, separamos funções que não são de responsabilidade desse tipo de serviço. Dessa forma você evita equívocos e expectativas falsas na hora da contratação.

Colocar em prática as ações planejadas

Muitos gestores acreditam, erroneamente, que o consultor ficará encarregado de executar todas as atividades descritas no planejamento estratégico, como produção de conteúdos, postagens em redes sociais, elaboração de landing pages etc.

A consultoria apenas orienta a realização dessas atividades, dando o devido suporte e auxílio. Sendo assim, é fundamental contar com um funcionário encarregado dos trabalhos de marketing digital na própria empresa.

Disponível 24 por dia, 7 dias por semana

As consultorias de marketing digital, assim como outros diversos serviços do gênero, são contratadas em pacotes de horas.

Leia também:  Aprenda fazer lindos Porta Maternidade usando a criatividade do artesanato

Durante as negociações, são definidas as metodologias de trabalho, como frequências de reuniões para alinhamento e resolução de dúvidas, canais de contato (Skype, e-mail, telefone etc.), horários para suporte, entre outros detalhes.

Para evitar qualquer problema, é essencial que todos esses pontos estejam bastante claros para ambas as partes.

Quando contratar uma consultoria de Marketing Digital

Agora você já sabe o que é e quais são as principais funções de uma consultoria de Marketing Digital. Mas antes de contratar esse tipo de serviço, é fundamental que a sua empresa conte com uma estrutura mínima o suficiente para executar o planejamento, ou que possa contar com uma agência de marketing capacitada para realizar o serviço com excelência, e dar respaldo  e presença digital à sua empresa.

Essa é a garantia de que os objetivos da sua marca sejam realmente alcançados.

Que tal conhecer um pouco mais sobre os serviços que a nossa agência oferece? Entre em contato conosco. Temos a solução perfeita para a sua empresa.

 

Silvana Marques – CEO

E-mail: [email protected]

Site: https://outz.com.br/

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.