Agora MT Política Deputado Eduardo Bolsonaro deve propor CPI da Urna Eletrônica
TSE

Deputado Eduardo Bolsonaro deve propor CPI da Urna Eletrônica

Parlamentar anunciou nas redes que prepara a peça para a instauração da comissão. Em post, ele cita invasão em 2018

R7
VIA

Imagem: Eduardo Bolsonaro Deputado Eduardo Bolsonaro deve propor CPI da Urna Eletrônica
Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) anunciou no Twitter, na noite desta quarta-feira (4), que está preparando a peça para propor a abertura da CPI da Urna Eletrônica. Segundo ele, a medida se justifica em face das “graves denúncias embasadas no relatório da Polícia Federal”. O filho do presidente cita documentos em que o próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) admite uma invasão no sistema em 2018.

O presidente Jair Bolsonaro, pai do deputado, é um ferrenho crítico das urnas eletrônicas e defende a adoção do voto impresso auditável – ameaçando, inclusive, as eleições do ano que vem. Seu principal alvo de ataques é o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. “Quem está ocasionando esse tumulto todo é o ministro Barroso, do TSE. Ninguém consegue entender por que ele não quer o voto impresso ao lado da urna eletrônica”, disse o presidente nesta quarta-feira (4).

Nesta segunda-feira (2), os ministros do TSE aprovaram por unanimidade a abertura de inquérito administrativo para apurar se, ao promover uma série de ataques infundados às urnas eletrônicas, Bolsonaro praticou “abuso do poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação, corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos e propaganda extemporânea”.

Além disso, nesta quarta-feira (4), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, atendeu pedido do TSE e determinou a instauração de investigação contra Bolsonaro em razão das alegações sobre fraudes nas urnas eletrônicas no inquérito das fake news.

Relacionadas

Lula chama Bolsonaro de ‘covardão’ ao comentar suposto plano de golpe do ex-presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta segunda-feira (18) sobre o suposto plano golpista elaborado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e o chamou...

Lula convoca reunião ministerial para a próxima segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião ministerial para a próxima segunda-feira (18), no Palácio do Planalto. A expectativa é que...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas