Agora MT Destaques Procon-MT reforça a importância dos direitos consumeristas dos idosos
DIA INTERNACIONAL

Procon-MT reforça a importância dos direitos consumeristas dos idosos

Lei trouxe benefícios ao longo dos anos às pessoas acima de 60 anos

Da Redação com Assessoria

Imagem: Dia do Idoso Procon-MT reforça a importância dos direitos consumeristas dos idosos
Idosos compõem o grupo de consumidores vulneráveis ao assédio de bancos e empresas de crédito – Foto: Setasc

Celebrado nesta sexta-feira (1º), o Dia Internacional do Idoso também é o momento para lembrar dos direitos específicos a este público consumidor. Nesse sentido, o Procon Estadual relembra as principais conquistas dos direitos dos idosos consumeristas e orienta atenção especial sobre esses aspectos aos consumidores, uma vez que eles estão na ponta, no dia a dia e vivenciam estas situações, como atendimento prioritário, descontos em eventos culturais, esportivos e de lazer, unidades residenciais em programas sociais públicos, entre outros.

Com a aprovação da lei do Superendividamento (nº 14.181/21), em julho deste ano, o combate a esses abusos ganhou fôlego e grupos vulneráveis passaram a contar com a proteção desta lei, sobretudo com o freio no rolamento de dívidas do empréstimo consignado.

O Dia Internacional do Idoso foi criada pela Assembleia das Nações Unidas, em dezembro de 1990, e assegurada pela lei nacional 10.741/2003, que instituiu o Estatuto do Idoso no país. Com objetivo de assegurar os direitos às pessoas acima de 60 anos, a lei trouxe benefícios ao longo dos anos, como o atendimento preferencial, medicamentos gratuitos, meia-entrada em eventos culturais e de lazer, isenção no transporte público e no IPTU, entre outros pontos.

Esses direitos conferidos à pessoa idosa também são garantias de acesso aos lugares de convívio social na comunidade. É o que afirma Leila Sant’Ana, assistente social, doutora em gerontologia e servidora do Sistema Único de Saúde (SUS) na coordenadoria de ensino, pesquisa e extensão da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Para Sant’Ana, esses direitos facilitam o acesso aos serviços. “No sentido de garantir sua participação, independência e autonomia. Poder ir ao caixa e saber que tem alguém que está preparado para atendê-lo. Depois de uma trajetória de vida de intenso trabalho nada mais justo do que possibilitar a facilidade desses acessos. Dele saber que pode ir a um clube, cinema, shopping, farmácia ou supermercado, o que seja, e saber que ali tem um espaço garantido”, esclarece.

Ela ressalta, porém, que a sociedade se sente incomodada com a garantia desses espaços preservados aos idosos. “Ainda existe muita infração a esses direitos, porque as pessoas param na vaga da pessoa idosa no estacionamento e que nem é idoso. Pessoas nos bancos que ficam enfurecidas quando chegam os idosos e são atendidos primeiro. Então, há muito a ser orientado e sensibilizado na sociedade”.

“Os idosos continuam contribuindo, mesmo aposentados ou desvinculados do trabalho formal”, acrescenta Sant’Ana. “Eles contribuem com a educação dos netos, ou a renda principal da família. Quanto mais vulnerável a família, maior é a probabilidade do idoso ser o sustento deles. Então, tem muitos aspectos que a sociedade imediatista deixa de levar em consideração, com relação à garantia desses direitos”.

Confira as principais conquistas dos direitos dos idosos:

Atendimento prioritário: Aquela placa em um caixa específico no supermercado com “Atendimento preferencial”. Sempre procure essas sinalizações em estabelecimentos públicos e comerciais. Se não encontrar, procure um funcionário responsável pelo local.

Assento preferencial: Segundo a lei estadual nº 8.655/2007, todo idoso tem direito a um assento preferencial, seja em banco, agências e ônibus. Os assentos devem ter informações claras e visíveis para o público consumidor estar ciente.

Educação e cultura: Com a carteira de identidade, é permitido por lei desconto de até 50% em eventos culturais, esportivos e de lazer aos idosos.

Transporte: Todo idoso tem direito a uma vaga gratuita em transporte estadual e interestadual. Ao todo, a lei estadual nº 8.823/2008, assegura duas vagas gratuitas por veículo que contenha mais de 20 assentos, já em veículos com menos lugares, a lei garante até uma vaga ao idoso. Esses lugares devem estar claramente identificados, contendo os dizeres “vagas reservadas” e não podem ser comercializados. Caso o veículo esteja cheio, o idoso tem o direito a 50% de desconto no valor da passagem. Já no transporte coletivo público urbano, as pessoas acima de 65 anos têm direito a embarcar gratuitamente, com assentos preferenciais.

Estacionamentos: Toda vaga em estacionamentos precisa reservar 5% dos espaços para os idosos, seja o lugar público ou privado. Além de ter facilidade em transitar, também deve oferecer comodidade a eles.

Empréstimos consignados: Este recurso deve ser contratado apenas em casos de extrema necessidade. Contratações por telefone são proibidas, o que é permitido para contratar empréstimo consignado ao idoso é somente por escrito.

Programas habitacionais: Cerca de 3% das unidades residenciais em programas sociais públicos são destinados, por direito, aos idosos.

Plano de saúde: Caso a pessoa idosa seja dispensada sem justa causa ou se aposente, ela possui o direito de continuar com o mesmo plano de saúde (individual ou familiar), somente se este plano foi contratado pela empresa a que trabalhava e desde que atenda aos critérios a seguir: contribuiu para o custeio do seu plano e passa a pagar a mensalidade no valor integral.

Relacionadas

Homem invade casa no interior de SP e mata ex-namorada e pai dela

Um homem armado invadiu a casa da ex-namorada em Miracatu (SP) e matou a ex-namorada e o pai dela. A vítima já havia solicitado...

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou na manhã deste sábado (18) de Brasília com 20 toneladas de rações doadas para animais afetados...

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país

Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do país no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e...

Lula adia viagem ao Chile em razão da crise no Rio Grande do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou a viagem que faria ao Chile, em razão da crise no Rio Grande do Sul. O...

Moradores do Jardim Tropical e Jd. Kênia recebem títulos de propriedade

Na noite de quinta-feira (16), 52 moradores dos bairros:  Jardim Tropical (49) e  Jardim Kênia (03), foram beneficiados pelo maior programa municipal de regularização...

Seciteci oferta cursos gratuitos de informática, excel e assistente administrativo em Rondonópolis

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT) abriu, nesta terça-feira (14), inscrições para três cursos gratuitos nas áreas...

Senado adia votação de projeto que prevê adaptação do país às mudanças climáticas

O plenário do Senado adiou a votação do projeto de lei que determina regras para a formulação de planos de adaptação às mudanças climáticas,...

El Niño causa rachaduras nas geleiras da cordilheira dos Andes

O El Niño, fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico, está causando efeitos extremos em diversas partes do mundo, como na...

Vereador apresenta requerimento para convocar secretários para esclarecimento sobre CRP

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Subtenente Guinancio (PSDB), apresentou na tarde desta quarta-feira (15)...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas