
A Copa do Mundo de 2026 começa nesta quinta-feira (11), às 16h (horário de Brasília), com a partida entre México e África do Sul, no Estádio Azteca, na Cidade do México.
Esta será a primeira edição do Mundial realizada em três países-sede: México, Estados Unidos e Canadá. O Estádio Azteca também se tornará o primeiro da história a receber três jogos de abertura de Copa do Mundo, após sediar as edições de 1970, 1986 e agora 2026.
Além da expectativa esportiva, o torneio deve movimentar diversos setores da economia brasileira, especialmente o comércio, bares, restaurantes e serviços ligados ao entretenimento.
A tendência é de aumento nas vendas de televisores, camisas de seleções, artigos esportivos, alimentos e bebidas, além da realização de confraternizações e eventos para transmissão dos jogos.
A Seleção Brasileira fará sua estreia no sábado (13), às 18h, contra o Marrocos. Será a primeira vez que o Brasil inicia uma Copa do Mundo enfrentando uma seleção africana.
Segundo dados históricos da FIFA, o Brasil possui bom retrospecto em estreias de Mundiais. Em 22 participações, a seleção venceu 17 partidas de abertura, registrando apenas duas derrotas.
Em cidades como Rondonópolis, empresários do setor de alimentação e entretenimento já se preparam para receber torcedores durante os jogos da competição, especialmente nas partidas da Seleção Brasileira.
A Copa do Mundo seguirá até julho e deve reunir milhões de espectadores ao redor do mundo.


