O Bispo de Rondonópolis, Dom Juventino Kestering, vai fazer a abertura da 52º Campanha da Fraternidade durante uma missa na Catedral Santa Cruz, às 19h desta quarta-feira. A cerimônia também será marcada pelo início da Quaresma que segue até a Sexta-Feira Santa, em 29 de março.

De acordo com o Bispo o tema definido para este ano é ‘Fraternidade e Juventude’ com o lema “Eis-me aqui, envia-me”. O Bispo conta que há três objetivos com a serem alcançados com a campanha sendo que o primeiro é resgatar o sentido da juventude na Igreja Católica, o segundo é ajudar a juventude a encontrar um caminho para a vida e em terceiro preparar os jovens para a Jornada Mundial da juventude que será em realizada em julho, no Rio de Janeiro.

Leia também:  Tarifa de pedágio da BR-163 tem desconto a partir desta quarta

Dom Juventino conta que durante esse período de campanha serão feitas várias atividades voltadas para os jovens como retiros e capacitações. No dia 16 de fevereiro, ocorrerá uma missa que marcará o encontro dos jovens com o Bispo, na Paróquia São José Operário. A Romária dos Mártires deste ano será em 17 de março.

QUARESMA

A quarta-feira de Cinzas também é marcada pelo início da Quaresma que vai até o domingo de Ramos em 1º de abril.  O Bispo Dom Juventino contou que esse período de 40 dias é suficiente para que se haja uma conversão. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos, comparação que significa um recomeço, renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.

Leia também:  Casario recebe o evento gospel Bendize no sábado (12)

“É um momento de se olhar para a cruz de Cristo e refletir que ele entregou a sua vida por nós”, fala. De acordo com Dom Juventino durante a Quaresma é trabalhado entre os fiéis o ‘jejum’ que é a abstinência de algo que a pessoa gosta, a ‘esmola’ que é a pratica da solidariedade e a ‘oração’ que deve ser intensificada.

Na quaresma as igrejas têm atividades especiais entre elas às romarias e os mutirões de caridade. O Bispo afirmou que na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira Santa os fiéis são convidados a não comer carne vermelha, mas ele explica que isso não é obrigatório, mas sim uma opção. Após o fim da Quaresma inicia a Semana Santa (24 a 29 de março) que é a que antecede a Páscoa.

Leia também:  Implantação de coletor tronco de esgoto irá interditar parcialmente Fernando Corrêa

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.