O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, porém o Movimento Negro de Rondonópolis (MNR) programou atividades alusiva a data durante todo o mês.

De acordo com a vice-presidente do MNR, Francyslene Pereira Neves, o Movimento já foi convidado por escolas privadas, estaduais e municipais para palestrar para professores e estudantes sobre o tema.

“Além disso, estaremos colaborando na organização da missa afro, participando de simpósios, faremos a leitura da carta aberta na Câmara Municipal de vereadores e no dia 20 será realizado na Praça Brasil, um grande ato público, onde faremos mais algumas ações”, pontuou Francyslene.

O termo ‘Consciência Negra’ é referente ao dia da morte do herói negro Zumbi dos Palmares, narra à história que ele foi um grande líder negro que lutou até a morte contra o racismo promovido pela elite Européia e Brasileira.

Leia também:  Força Tática recebe Moção de Aplauso em comemoração aos 10 anos do grupamento

“A data também serve para refletirmos e buscarmos políticas públicas que contribuam para que haja uma incorporação do mesmo espírito às culturas africanas introduzidas no Brasil, objetivo este que se recria hoje em todo manifesto da cultura afro-brasileira através do dia 20 de novembro, um dia de resgate da cultura negra e de reflexão sobre a questão racial brasileira”, finalizou Francyslene Neves.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.