“A Poesia do Olhar”, este é o tema da poesia do artista plástico Calé Marien que tem trabalhos expostos no bloco central da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus de Rondonópolis e faz parte da 12ª Semana de Museus “Coleções criam Conexões”, uma ação nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Até o dia 17 de maio o público poderá conferir10 desenhos e 10 poesias de autoria do poeta e artista plástico, que marca também a 1ª exposição do Museu Universitário de Rondonópolis (MUR-UFMT).

A mostra é resultado do projeto de pesquisa “A poética de Calé Marien: documentação, curadoria e ação museológica itinerante” realizada de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2014 pelo grupo de pesquisas Interfaces: História, Museologia e outras Ciências com a coleção de desenhos e poesias de Calé Marien, recebidas pelo MUR-UFMT, na data de sua fundação, dia 19 de outubro de 2011.

Leia também:  Contribuintes têm até dia 20 para quitar débitos com o município

O resultado deste trabalho também gerou vários artigos científicos e algumas publicações. E, a partir de agora, os pesquisadores envolvidos estão lançando a proposta de itinerância aos professores interessados em levar a exposição para as salas de aulas e desenvolver um trabalho interdisciplinar.

Para isso, o grupo estudou três metodologias interdisciplinares que serão apresentadas aos professores em oficinas para depois levarem a exposição por dez dias. A ideia é estimular o diálogo de educação museal e patrimonial e dar continuidade às pesquisas.

Quem for à UFMT ainda poder ver as exposições A Poesia do Olhar, do curso de Letras e História; A Poética dos Espaços Íntimos: Um Olhar Sobre A Te-Arte, do departamento de Educação e a 3ª Mostra de Memória da Escola, do Centro de Documentação do Núcleo de Pesquisa em Educação, que apresenta móveis e vários materiais pedagógicos que fizeram parte do processo educacional no Brasil.

Leia também:  Secretário nega documento que informa suspensão de voos por falta de combustível e segurança
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.