Oportunizar um encontro entre consumidores devedores e empresários a fim de buscar uma solução rápida e eficiente para os conflitos empresariais. Esse é o objetivo da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) com a realização do Mutirão da Conciliação Empresarial que vai ser realizado entre os dias 10 e 14 de agosto.

O projeto do Mutirão da Conciliação é nacional e acontece em várias partes do Brasil na mesma data. A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) é o órgão responsável pelo projeto e, em Rondonópolis, a unidade da CBMAE na ACIR vai executar os trabalhar durante toda a semana do Mutirão.
Cerca de 10 mil pessoas já estão inscritas para participar das negociações e estão sendo contatadas para o dia da negociação. Assim como em outras cidades, a exemplo de Campo Grande, em Rondonópolis a ACIR espera que haja um grande número de conciliações positivas e isso faça aquecer as vendas no comércio local com o resgate do crédito.

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Para que o evento alcance o objetivo final que é a regularização de pendências e conflitos entre clientes e empresas, o assessor jurídico da ACIR, Jeancarlo Ribeiro, alerta que os empresários interessados devem pensar em formas atrativas (descontos) para oferecer aos consumidores, para que regularizem a situação e voltem a ser clientes de seus estabelecimentos. Estão inscritos no Mutirão, problemas referentes a rescisão contratual, inadimplência, dentre outros conflitos empresariais.

“Essa é uma ótima oportunidade para que as empresas resolvam eventuais conflitos de forma ágil e amigável. É uma tentativa de resgatar os clientes e ainda receber débitos que estavam se estendendo sem expectativa de recebimento”, comentou o presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira.

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A conciliação é uma forma de solução de conflitos extrajudicial, com procedimento ágil e confidencial. É o método em que um terceiro – conciliador – tem a função de aproximar as partes para negociarem diretamente a solução de suas divergências.

Esse método tem como principal característica proporcionar oportunidades para resolver o conflito existente através de um conciliador que atua com neutralidade e imparcialidade, ajudando a aproximar as partes, identificando assim as questões do conflito e restabelecendo a comunicação através de sessões de atendimento individuais com as partes.

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