Agora MT Destaques É obrigatório pagar o INSS | Entendendo Direito
CONTRIBUIÇÃO

É obrigatório pagar o INSS | Entendendo Direito

Por Hélio Fialho
VIA

Imagem: PREVIDENCIAL SOCIAL
Foto: reprodução / ilustrativa

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, povo vendedor do Mato Grosso, sou muito grato pela paciência com que vocês voltam aqui, coluna após coluna, semana após semana.

Hoje falaremos sobre algo que está na mente de muito de nós de forma subconsciente e até mesmo pessoas cultas não sabem, sobre a aposentadoria e sua contribuição.

Eu mesmo vou confessar um pecado, mesmo depois de já ser advogado, não tinha estudado o suficiente o sistema previdenciário brasileiro, (um conjunto de leis que aposentam e cuidam de pessoas que não podem mais cuidar de si mesmas) e tinha uma impressão equivocada sobre a contribuição previdenciária.

Minha impressão era a seguinte, posso me aposentar sim, desde que eu contribua com o INSS, mas se eu não quiser, porque confio em mim mesmo, posso não pagar o INSS e tudo bem, apenas não me aposentarei.

Não é bem assim, estava no meu primeiro ano de advocacia e descobri que existem no sistema previdenciário dois tipos de contribuintes: Os obrigatórios e os facultativos.

Os facultativos são pessoas entre 16 e 18 anos que decidem contribuir para o sistema de aposentadoria porque querem contribuir, querem participar.

E existe o contribuinte obrigatório, que são os demais, o empregado, o prestador de serviço, o empregado doméstico etc.

No Direito previdenciário, o Direito que trata das aposentadorias há um princípio, uma ideia central que a maioria de nós não percebemos:

Obrigatoriedade da contribuição, sendo o sistema previdenciário pautado pela universalidade de atendimento, nenhuma pessoa que exerça trabalho remunerado pode ficar isenta de contribuir com parcela de seus ganhos, seja este trabalhador vinculado à iniciativa privada ou ao serviço público.

Isso para mim foi chocante, pensava que se eu quisesse eu contribuía, se eu não quisesse, não contribuía com o INSS e apenas não me aposentava.

Então recapitulando todos que ganham dinheiro de alguma forma tem que contribuir com o INSS, e quem não contribui comete uma irregularidade tributária, e ainda pode ter que pagar multa de 75% a 225% sobre o valor devido.

Acontece que a Receita Federal nunca foi muito de ir atrás e cobrar essas contribuições e elas acabavam caducando, mas ultimamente a Receita tem começado a cobrar, e isso vai acabar chegando no Mato Grosso em algum momento.

Os principais alvos da Receita agora são os profissionais liberais de renda um pouco mais alta, que o restante da população, como médicos, advogados, engenheiros etc, como normalmente essa população declara imposto de renda, a Receita vai cobrar, porque essas pessoas não pagaram suas contribuições previdenciárias obrigatórias.

Se é o seu caso, vale a pena falar com seu contador e traçar um plano para quitar essa dívida ou mesmo arriscar que ela caduque.

A base para cobrar essas contribuições está na lei Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

Sei que a notícia não é boa, mas melhor saber agora do que esperar para ser notificado pela Receita Federal, fique atento e fale com um profissional contábil da sua confiança.

 

Relacionadas

Homem morre após ser atingido por tiro na cabeça em MT

Um homem identificado como José Valdir de Lima, 46 anos, morreu após ser atingido por um tiro na cabeça enquanto dirigia uma caminhonete, nesta...

‘Paciente’ é preso após ameaçar furar coordenador da UPA

Um homem de 29 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) após ameaçar o coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta sexta-feira (19),...

Motociclista fica ferido após bater na traseira de caminhonete na MT-270

Um jovem de 26 anos ficou ferido após um acidente envolvendo uma moto Honda Titan e uma caminhonete F4000 na noite desta sexta-feira (19),...

Casal é preso comercializando entorpecentes no Jardim Três Américas

Um casal sendo uma mulher de 25 anos e um homem de 28 anos, foi preso pelo Grupo de Apoio (GAP) da Polícia Militar...

Foragido da Justiça do Tocantins é preso pela Polícia Civil em MT

Um procurado pela Justiça do Estado do Tocantins, foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, na quinta-feira (18.04), no município de Confresa-MT. Investigado por...

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

Homem é preso após arrombar porta e furtar estabelecimento

Um homem de 37 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) suspeito de invadir e furtar um estabelecimento comercial, na madrugada desta quarta-feira (24),...

Homem que matou noiva a facadas é preso em Mato Grosso

Wendel dos Santos, de 37 anos que estava foragido após esfaquear e matar a companheira Leidiane Ferro da Silva, de 43 anos, foi preso...

Estabelecimentos comerciais devem informar consumidores sobre substituição de produtos lácteos por similares

O Procon de Mato Grosso debateu, nessa segunda-feira (22), a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício no Estado informarem aos consumidores sobre a...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas