Imagem: Nairane Martins Linhares
Nairane em setembro – Foto: Ana Clara / AGORA MATO GROSSO

Jovens de 15 a 19 anos de idade têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar os horizontes. O programa de intercâmbio de jovens do Rotary Club beneficia mais de 100 países, transformando os jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.

Alto Araguaia será representada nesse programa por uma jovem de 17 anos, Nairane Martins Linhares, natural do município que irá residir por 10 meses em Sainte Clodilde na Ilha da Reunião, no continente africano ao leste de Madagascar.

O município conseguiu certificar o programa na cidade através do Rotary em 2017, por meio do oficial de intercâmbio Maximilian Gonsalez. É a primeira vez que Alto Araguaia enviará um candidato para participar do intercâmbio de jovens. “A Nairane é um orgulho para nós e irá representar nossa cidade e estado com muita força de vontade”, afirma Max, representante do programa na cidade.

Leia também:  Funcionário de Laticínio apanha e acusa empresa concorrente de tentativa de homicídio

Com um processo seletivo extenso e rigoroso dividido em 8 etapas que contou com mais de 40 concorrentes, a jovem conseguiu uma boa classificação e pode escolher o país que gostaria de conhecer.

Com sua ida marcada para o dia 25 de setembro a jovem ficará abrigada na casa de famílias rotarianas, em um rodízio de 3 casas para conviver durante os 10 meses de estadia no país. Nairane possuiu uma fluência básica na língua francesa, idioma que predomina nesta parte da África, ela contou da ansiedade na espera pelos resultados finais do processo, pois começou os preparativos em julho de 2017 e só agora saiu a confirmação.

“É a realização de um sonho, eu já nutria essa vontade de fazer intercâmbio há dois anos e depois da certificação da cidade para o programa eu pude tornar esse sonho realidade e agora está mais próximo de se concretizar”, ressalta a jovem empolgada.

Leia também:  Em 12 anos, votos brancos e nulos para deputado federal quase dobraram

O edital para o programa de intercâmbio de jovens está aberto até 30 de outubro e as inscrições são para jovens que tiverem interesse com idade entre 15 e 17 anos. Eles devem procurar o Rotary da cidade para terem mais informações e suporte sobre o processo do programa.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.