19 de abril de 2021
Mais
    Capa Destaques Josiel e Dr. Furlan disputam o 2º turno da eleição para prefeito...
    ELEIÇÃO NO AMAPÁ

    Josiel e Dr. Furlan disputam o 2º turno da eleição para prefeito de Macapá

    Eleitores voltarão às urnas no dia 20 de dezembro para escolher novo representante do município

    No dia 20 de dezembro, os eleitores da cidade de Macapá (AP) voltarão às urnas para escolher seu próximo prefeito. O segundo turno da disputa será entre Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania), os dois candidatos mais votados dos dez postulantes ao cargo.

    Todas as seções eleitorais foram totalizadas 2h30 após o término da votação, encerrada pontualmente às 17h deste domingo (6). Josiel obteve 59.511 (29,47%) votos válidos contra 32.369 (16,03%) de seu opositor, Dr. Furlan.

    Foi registrado o comparecimento de 217.161 (74,19%) eleitores e 75.557 abstenções, número que corresponde a 25,81% do eleitorado. Os votos em branco somaram 2,64% (5.740) e os nulos chegaram 4,38% (9.512).  No primeiro turno, os eleitores macapaenses também escolheram 23 vereadores.

    Perfis

    Empresário e jornalista, José Samuel Alcolumbre, de 47 anos, mais conhecido como Josiel, nasceu em Belém (PA) e é filiado ao Democratas (DEM) desde 2010. Sua vice na chapa é Silvana Vedovelli (Avante). Eles concorrem pela coligação Macapá em Primeiro Lugar (PDT/PSC/PL/PV/PSDB/PSD/Solidariedade/PROS/Avante/Republicanos/PP/DEM).

    Antônio Paulo de Oliveira Furlan, conhecido como Dr. Furlan (Cidadania), tem 47 anos e é natural de Belém (PA). Sua vice na chapa é Mônica Penha (MDB). Eles são candidatos pela coligação De Coração por Macapá (Cidadania/MDB/PMN).

    Adiamento

    Em 12 de novembro, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referendou a decisão do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, de adiar as eleições municipais em Macapá. O pedido de adiamento foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) por causa da instabilidade no fornecimento de energia na região.