23 de abril de 2021
Mais
    Capa Destaques Tráfego na BR 158 está bloqueado devido a protesto de pequenos produtores
    ARAGUAIA

    Tráfego na BR 158 está bloqueado devido a protesto de pequenos produtores

    Cerca e 60 famílias temem ser desalojadas da Gleba Portal da Amazônia

    O tráfego na BR 158 está bloqueado entre os municípios de Confresa e Vila Rica, região Norte Araguaia. Moradores da Gleba Portal da Amazônia protestam após serem notificados pela Justiça para deixarem a área, que esta em litígio à cerca de 25 anos.

    Imagem: ARaguaia Tráfego na BR 158 está bloqueado devido a protesto de pequenos produtores
    BR 158 está bloqueada desde ontem (14) e agricultores temem perder suas propriedades – Foto Divulgação

    A gleba faria parte de uma fazenda que pertence a uma multinacional, que abriu falência na década de 80 e vendeu o patrimônio durante esse processo. Foi nesta época que as famílias invadiram as terras e dividiram em pequenos sítios.

    “As famílias estão aqui há 25 anos, tem idosos, crianças. E existem muitas incertezas, como por exemplo, das benfeitorias”, comentou o Padre Marco Antônio, que é um dos líderes do movimento que resiste em deixar a gleba.

    O religioso defende a permanência das famílias na região devido ao vínculo que criaram com a terra. A rodovia foi bloqueada na tarde desta segunda-feira (14) e não há previsão de liberação do trânsito.

    A BR 158 é um dos principais corredores de escoamento da produção de soja e outros grãos. Neste momento de desenvolvimento das lavouras muitas carretas levam defensivos e fertilizantes para as fazendas do Araguaia e do Xingu.

    “As autoridades precisam conversar com essas famílias, eles não tem para onde ir. Muitos foram ameaçados”, disse o padre Marco Antônio.

    A Polícia Militar esteve no local e tenta negociar com os manifestantes. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal viaja para o Norte Araguaia para tentar liberar o trânsito.