08 de maio de 2021
Mais
    Capa Notícias Brasil Instituto Serrapilheira abre inscrições para formação gratuita em ciências da vida
    EDUCAÇÃO

    Instituto Serrapilheira abre inscrições para formação gratuita em ciências da vida

    Curso abordará questões de áreas como matemática, física e ciência da computação

    O Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas, do Instituto Serrapilheira, está com inscrições abertas para um treinamento gratuito multidisciplinar com o objetivo de formar futuros cientistas em projetos sobre ciências da vida. Podem se inscrever, até 9 de maio, pessoas que possuam graduação completa ou que irão se formar até o final desse ano, em qualquer área de conhecimento.

    Esta será a primeira edição da formação que, por causa da pandemia, será totalmente on-line.  Os selecionados aprenderão a lidar com matemática, física e ciência da computação, além de aprender métodos para quantificar dados e propor soluções.

    Para o Instituto Serrapilheira, o curso tem como premissa criar, no Brasil, “uma geração de jovens cientistas altamente qualificados”, aproveitando o potencial do país que possui uma das maiores biodiversidades do mundo.

    Na programação da capacitação, os conteúdos vão desde a genética moderna até a ecologia comportamental. Cientistas renomados serão os responsáveis pelas aulas. Entre eles estão: Oded Rechavi, neurocientista da Universidade de Tel Aviv, em Israel, que estuda características passadas entre gerações e que não estão no DNA, e Corina Tarnita, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Corina analisa em seus estudos características passadas entre gerações e que não estão no DNA.

    Como participar

    Graduados ou quem irá se formar até dezembro de 2021 de qualquer área estão aptos a enviar a inscrição. O processo pode ser feito através do site. É recomendado que o edital do treinamento seja consultado antes de realizar a inscrição.

    Entre os pré-requisitos para participar, os candidatos devem possuir domínio de inglês e possuir conhecimento de cálculo diferencial e integral. Serão selecionados, ao todo, 50 inscritos. Os 500 primeiros que enviarem suas inscrições terão preferência no processo seletivo.